O presente artigo, trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso da especialização em Educação Inclusiva e Especial (2021) pelo Centro Educacional FAVENI. Tem como objetivo realizar uma discussão acerca do processo de exclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade partindo de uma análise do âmbito sócio-histórico ao educacional, mas especificamente voltada a proposta de ensino remoto inclusivo no contexto da pandemia. No decorrer do estudo, são apresentadas as implicações, desafios e possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência neste momento atual de reabertura das escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. A partir do estudo foi possível compreender que a pandemia causada pelo Covid-19 e por conseguinte o isolamento social fizeram emergir a exclusão social em grande parte da população e reforçou a exclusão já preexistente entre o público alvo da educação especial. Vale ressaltar que as pessoas com deficiência foram/ainda são invisibilizadas e negligenciadas ao acesso de informações básicas a pandemia, as aulas remotas e retorno das aulas presenciais. Desse modo, conclui-se que a educação especial e realmente inclusiva deve contemplar de fato os alunos deficientes principalmente os de escolas públicas durante e após o período de pandemia, com materiais e recursos pedagógicos inclusivos e acessíveis a estes estudantes de acordo com a sua deficiência. Nesse sentido é crucial também questionar o papel das políticas públicas educacionais no avanço e/ou retrocesso dos direitos as pessoas com deficiência, combatendo a segregação, preconceito e discriminação da sociedade influenciada pelo capacitismo.