Desde o início das primeiras civilizações, as tecnologias são usadas pelos grupos sociais. Ao longo do tempo, essas tecnologias foram sendo intensificadas de tal forma que os indivíduos aprimorassem seus usos e funções em benefício próprio: seja nos ambientes escolares, acadêmicos e na prática profissional. Neste trabalho, tivemos a necessidade de responder a seguinte questão-problema: como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em tempos de pandemia de covid-19 por meio das TICs? A partir da questão proposta, elaboramos o seguinte objetivo para o artigo: analisar as contribuições das TICs na rotina da sala de aula do Ensino Médio em tempos de pandemia de covid-19. Esta produção escrita, tem a contribuição de diversos autores que abordam sobre a temática, dentre eles, destacam-se: Kenski (2003, 2010), Ramos (2014), Silva (2000), entre várias outras bases teóricas que abordam a dimensão prática-utilitária das TICs na rotina educacional em tempos de pandemia. O dispositivo para a produção de dados foi a entrevista narrativa a partir da questão norteadora proposta: de que/quais forma/s você desenvolve suas práticas pedagógicas no ensino médio com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs?. Os colaboradores do estudo foram três professores que atuaram em uma escola de Ensino Médio no município de Caxias-Maranhão, cujas mesmas desenvolveram suas práticas pedagógicas de forma virtual, com o uso das TICs de modo a continuar o processo de ensino-aprendizagem em tempos de insurgência. Os resultados mostram que os professores sentiram dificuldades em “operacionalizar” os dispositivos tecnológicos. Os participantes do estudo ainda percebem a necessidade e real importância das TICs na sua trajetória acadêmica e profissional.