Há a necessidade de trabalhar a equidade de oportunidades em todos os níveis de ensino. Dessa forma essa oficina trabalha a Computação como meio, através do uso da ferramenta Scratch, e como fim, abordando o pensamento computacional para a solução de problemas complexos. O Pensamento Computacional tem sido introduzido em diversas escolas desde o ensino fundamental até o ensino médio ao redor do mundo. No entanto, isso ainda é algo recente no Brasil, chamando a atenção de diversos pesquisadores. Tendo isso em mente, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência de uma oficina de ensino da Lógica de Programação aplicada para alunos do ensino médio concomitante de uma escola pública do Distrito Federal, utilizando a programação visual fornecida pela ferramenta Scratch. A metodologia utilizada para a coleta e análise de dados neste trabalho é baseada na pesquisa experimental. Os resultados mostraram que é possível incluir o uso do Scratch no ensino médio, de forma lúdica, para a introdução ao Pensamento Computacional. Para a coleta e análise de dados foi aplicado uma atividade de curta duração e um questionário com questões objetivas e dissertativas. Os resultados mostram que a utilização de ferramentas no ensino se mostra eficaz e importante no ensino do Pensamento Computacional.