Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIVÊNCIA DO CHÃO DA ESCOLA: ANÁLISE DOS SUJEITOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é fruto de uma das principais etapas da formação inicial de professores de História, o estágio curricular supervisionado. No decorrer do texto é abordado questões sociais e pedagógicas envolvidas na vivência da regência de aula, em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental no interior do Ceará. Tratando-se de um relato de experiência, além da minha percepção e realidade encontrada na escola Seminário, na cidade de Crato, as questões identificadas e abordadas no presente trabalho serão amparadas a luz, principalmente de Michel Focault (1987), Paulo Freire (1996) e José Carlos Libâneo (1983), pois é também um estudo de caráter bibliográfico. Dessa forma, apresentamos a práxis concebida no estágio a partir da epistemologia adquirida durante toda a graduação e que serviram para reflexão acerca da prática docente, ensino de história, e a relação de ensino e aprendizagem. A intenção é também abordar questões como: os sujeitos que compõem a sala de aula, o ensino com objetivo ranqueativo, a pedagogia punitiva e do medo, e a relação da docência. O trabalho é estruturado a partir da observação e prática de estágio, rico em experiências importantes, que refletiram não só na minha construção como docente, mas também nas inquietações causadas por questões já discutidas no campo de formação de professores como a distância entre a universidade e o chão da escola, e o tipo de profissionais da educação que as universidades estão formando.

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