Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA RURAL MUNICIPAL NESTOR REIS DO MUNICIPIO DE PORTO VITÓRIA-PR: MEMÓRIAS ESCOLARES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo tem por finalidade contribuir com os estudos sobre instituições escolares no Paraná. O objetivo geral concentra-se em identificar a didática utilizada nas Escolas Rurais da Rede Municipal de Ensino de Porto Vitória- PR. Procurando averiguar a organização escolar, junto as relações estabelecidas com a comunidade. Destacando que as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras nas escolas rurais com classes multisseriadas, era uma tarefa para além do currículo, onde a função de ensinar se misturava com as tarefas oriundas da merenda escolar e da limpeza da escola. Para tanto tem-se como base os documentos oficiais e em depoimentos de ex-professores, como forma de descrever a cultura escolar permeada entre os anos de 1940 a 1990. Este recorte temporal justifica-se pelo fato de ser um período em que a educação passou por momentos importantes de mudanças na legislação educacional. A interlocução teórica pauta-se nos estudos da cultura escolar, averiguando assim a apropriação da didática utilizada pelas professoras primárias, além das representações indicadas pelo Estado do Paraná através da legislação da época, e dos materiais didáticos. Através da consulta as fontes, foi possível averiguar que as fontes oriundas da legislação representam que a história da escola se escreve também a partir da análise dos debates parlamentares, da legislação, das normas da jurisprudência, da administração pública, dos balanços econômicos, ou seja, que provém de um conjunto de dados que auxiliam na composição do Estado em conformar o aparelho escolar. E as fontes provenientes das práticas escolares discutem sobre os elementos da cultura escolar, indicando assim que a escola é produtora de uma cultura escolar específica, produzindo um espaço de convivência de culturas e aprendizagens.

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