O presente trabalho abordou além do conceito de gênero textual canção, uma discussão acerca da sua utilização didática no ensino do espanhol como língua estrangeira para Pessoa com Deficiência Visual (PDV), como parte de experiência própria vivenciada em um curso de extensão de espanhol para deficientes visuais em que foi utilizada a canção como recurso didático-pedagógico. Neste sentido, salientamos a importância de utilizar a canção de forma motivadora e facilitadora na aquisição e domínio da língua espanhola a estes discentes. Sendo assim, esta pesquisa objetivou tratar do potencial do gênero textual canção para o ensino e aprendizagem da língua espanhola para esse público (cego total e baixa visão), bem como sua eficiência no desenvolvimento das habilidades oral e auditiva do idioma. Para isto, adotamos o percurso metodológico de cunho qualitativo por meio de revisão bibliográfica constituída através de uma fundamentação teórica. A pesquisa fundamenta-se em autores como: Rego (2016); Martins; Moser (2013) e Ferreira (2018), pesquisadores que discutem o gênero canção como recurso didático no ensino de uma língua estrangeira e na aquisição do espanhol para deficientes visuais. Como resultado, esta pesquisa mostra que o gênero canção apresenta-se como recurso didáticopedagógico eficaz no ensino do espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais, propiciando o desenvolvimento oral e linguístico em um ambiente educativo extremamente lúdico.