MITOS, LENDAS E HISTÓRIAS DA COSTA BRANCA POTIGUAR: LETRAMENTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA COMUNITÁRIA
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Partindo dos estudos de letramento, mais especificamente, letramento literário (PAULINO & COSSON, 2009), multiletramentos (ROJO, 2009) e letramento comunitário (SANTOS, 2020), o objetivo da proposta foi realizar uma aproximação entre escola-família-comunidade por meio de práticas de letramento – fala, leitura e escrita, ao resgatar as histórias e memórias de locais onde os alunos residem – Macau, Guamaré, Diogo Lopes, Porto do Mangue, Barreiras, entre outras. Essa seleção gerou 28 (vinte e oito) mitos e lendas a serem trabalhados como enfoque. Assim, o projeto seguiu para uma etapa de escrita colaborativa, na qual os discentes atuaram como protagonistas, se dividindo entre funções de recorte e revisão de textos, produção de desenhos, criação de capa e materiais de divulgação, organização do design do material e produção de encenações e making of em formato de vídeo. 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