Ao passar dos anos, a discussão sobre o aprimoramento e aperfeiçoamento do ensino de morfologia se torna mais evidente no campo acadêmico do ensino básico. Diversos professores buscam meios para conseguir transmitir e gerar conhecimento nos seus alunos da maneira mais didática. Um dos meios mais eficaz para efetivar essa aprendizagem é por meio do ensino prático, no qual o aluno tem contato direto com o assunto estudado. Nesse sentido, objetivou-se por meio desse trabalho analisar a perspectiva dos alunos da escola Maria Stella Cochrane Santiago sobre a mostra de morfologia escolar realizada na referida escola, partindo do princípio de atividades práticas realizadas. A mostra de morfologia escolar contou com participação de integrantes da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas- LEME e de alguns parceiros. Os integrantes da Liga foram divididos em seis mesas com temas diversas da área de morfologia, na qual os alunos da escola Maria Stella Cochrane Santiago passavam em todas as mesas conhecendo de maneira prática, por meio de peças anatômicas humanas e microscópio, sobre o assunto. A partir dos resultados obtidos pode-se observar a importância que o ensino prático de morfologia desempenha na aprendizagem dos alunos do ensino básico, contribuindo para aquisição de conhecimento que outros métodos não oportunizam. Ainda, projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade com a sociedade é de suma importância, contribuindo com pautas que são atuais, como a discussão sobre métodos de ensino. Portanto, o ensino prático de morfologia é de relevante importância nas aulas de estudantes do ensino básico. Além disso, mais parcerias de extensão entre universidade e sociedade externa devem ser firmadas