O ensino de ciências, principalmente na atualidade, é algo de grande importância para a formação de cidadãos, porém, enfrenta barreiras na sala de aula. Dentre as áreas das ciências que sofrem com a defasagem do ensino, pode-se citar a astronomia. A astronomia contribui no desenvolvimento das civilizações através das primeiras observações realizadas pelos primeiros seres humanos. Com o grande avanço da tecnologia, têm surgido várias possibilidades inovadoras para os educadores trabalharem a temática da astronomia com os seus educandos. A tecnologia no âmbito educacional garante um aumento nas possibilidades de metodologias diversificadas e o uso da gamificação. O método da gamificação, para o ensino-aprendizagem da astronomia, vem sendo foco de estudo de alguns trabalhos voltados à área educacional, visto que o mesmo oferece benefícios. O objetivo geral deste trabalho foi demonstrar a possibilidade de inovar no ensino da astronomia. Além disso, o mesmo buscou analisar a utilização da metodologia de gamificação no ensino de astronomia em uma turma do ensino fundamental II de uma escola privada da Região Metropolitana do Recife. Durante a aplicação do jogo, os alunos se mostraram bem receptivos, participativos e entusiasmados para cumprir todos os desafios propostos. A interação aluno-professor foi mantida do começo ao fim do momento da dinâmica, uma vez que os discentes sempre chamavam para tirar pequenas dúvidas ou fazer algum comentário específico.Dos 18 alunos da turma, 11 responderam ao formulário final para avaliar o jogo. Das 5 questões contidas nele, 4 eram obrigatórias e possuíam, como possíveis respostas, uma escala de 1 a 6 para que os estudantes respondessem o quanto que eles concordavam, ou não, com cada questionamento. A metodologia de gamificação aplicada ao ensino de astronomia garantiu às aulas diversos momentos formativos e principalmente uma motivação no interesse dos alunos em relação ao tema.