As articulações internacionais em prol do acesso aberto destacam os repositórios institucionais (RI) como uma estratégia eficaz para a disseminação da comunicação científica das instituições de Ensino Superior. Entretanto, mesmo com ampla adesão à estratégia, o desenvolvimento dos RI ainda está lento. Este artigo propôs apresentar uma análise qualitativa descritiva das literaturas indexadas nas bases de dados, Scielo, Lisa, Emerald, Rcaapatravés do Portal de Periódicos Capes/acesso Café, sobre a temática “visibilidade e usabilidade dos repositórios institucionais brasileiros”. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos científicos que abordassem o tema, no período entre 2006 a 2020, com a finalidade de um alcance maior de visibilidade e usabilidade do RI. Para expressões de busca foram utilizados tesauros específicos da área de Ciência da Informação. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, dezessete documentos, nos idiomas português espanhol e inglês, foram analisados. O resultado encontrado mostrou a resposta para a pergunta inicial: atualmente qual é a visibilidade e usabilidade dos Repositórios Institucionais? E também apontou para um conjunto de ações que deve ser observado pelos desenvolvedores de repositórios brasileiros para que os RI tenham maior visibilidade e usabilidade pela comunidade acadêmica como uma importante ferramenta de busca e pesquisa no ensino superior.