A avaliação no ensino é um dos pontos extremamente relevantes no processo de ensino/aprendizagem, mas muitas vezes é vista e usada apenas como ferramenta taxativa de nota, sem uma análise crítica e reflexiva do processo, mas resumindo-se em avaliar para examinar e determinar aprovação ou não. No entanto, a avaliação vai além de uma simples taxação, o ato de avaliar é um ato reflexivo, crítico, que deve visar e objetivar a aprendizagem do aluno. Nesse contexto, um instrumento que possibilita a análise contínua das atividades desenvolvidas pelos alunos é o portfólio, que mediante o registro de suas observações e sentimentos cria condições para que o educando reflita sobre informações e conhecimentos que adquiriu ou não em sala de aula, tornando o ato avaliativo reflexivo e crítico, possibilitando ao professor notar a individualidade do aluno e seu nível de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa utilizou a construção de portfólios acadêmicos em uma turma de Química Ambiental do curso de Licenciatura em Química, do IFRN, Campus Pau dos Ferros, como princípio avaliativo do processo de ensino/aprendizagem. A proposta metodológica possui caráter qualitativo, tendo como tipologia a pesquisa participante. A coleta dos resultados se deu mediante a análise do portfólio desenvolvido o longo da intervenção didática. A análise desse momento proporcionou a visualização de uma avaliação que se configura como uma ação democrática e em movimento, pois possibilitou ao professor evidenciar a aprendizagem dos alunos quando ao tema “hidrosfera”, assim como as lacunas e erros conceituais, possibilitando a reflexão do professor quando o ser docente. Com isso, compreende-se que a produção de portfólios por parte dos alunos inicia o processo de vencer uma barreira relacionada a avaliação, que muitas vezes é vista pelos professores com um meio para taxar notas, e é pelos alunos como formar de alcançar nota e chegar à aprovação.