O PAPEL DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89375 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 14915 "titulo" => "O PAPEL DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "As experiências educacionais ocidentais sofreram drásticas mudanças entre o século XIX e XXI. Se antes, a noção de uma boa aula estava ancorada na autoridade pedagógica e na prática de dispositivos disciplinadores, os quais são apontados por Foucault, atualmente, compreende-se que o processo de ensino e aprendizagem é mais eficaz e transgressor quando cria-se uma comunidade de aprendizado, noção apontada por Bell Hooks, em que professores/as e aluno/as, precisam criar um comum em sala de aula que possibilite um viver-junto escolar. Para isso, aposta-se que não apenas a disposição da sala de aula ou o formato do encontro deve ser pensando em conjunto, mas a organização curricular também. O desafio é unir as expectativas de aprendizagem respaldadas pela legislação em conjunto com os interesses e necessidades daqueles/as estudantes em determinada área do conhecimento. Esta proposta, encontra eco na Metodologia por Projeto, como apontado por Killpatrick e retomada por Hernández, mas a aposta é pensar a elaboração de uma cartografia pedagógica, em que as perguntas realizadas pelos/as estudantes possam nortear diferentes prática pedagógicas, em ambientes mais tradicionais ou mais progressistas. Para isso, a figura do/a professor/a deve ter autoridade para nortear as práticas de estudo, mas precisa criar condições de possibilidade para que os/as estudantes tenham espaço e sintam-se autores/as igualmente da proposta. Assim, sem se omitir da sala de aula, o lugar de poder ocupado pelo/a professor/a deve ser transitório, de forma que os/as estudantes possam assumir o lugar de comando e liderança do grupo quando necessário, fazendo com que todas e todas construam um lugar sólido e seguro para a construção de perguntas e de caminhos que possibilitem o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63a2fde95fdd0_21122022093657.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-21 09:36:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOFIA SANVICENTE NAZARIO" "autor_nome_curto" => "SOFIA" "autor_email" => "sofinazario@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89375 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 14915 "titulo" => "O PAPEL DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "As experiências educacionais ocidentais sofreram drásticas mudanças entre o século XIX e XXI. Se antes, a noção de uma boa aula estava ancorada na autoridade pedagógica e na prática de dispositivos disciplinadores, os quais são apontados por Foucault, atualmente, compreende-se que o processo de ensino e aprendizagem é mais eficaz e transgressor quando cria-se uma comunidade de aprendizado, noção apontada por Bell Hooks, em que professores/as e aluno/as, precisam criar um comum em sala de aula que possibilite um viver-junto escolar. Para isso, aposta-se que não apenas a disposição da sala de aula ou o formato do encontro deve ser pensando em conjunto, mas a organização curricular também. O desafio é unir as expectativas de aprendizagem respaldadas pela legislação em conjunto com os interesses e necessidades daqueles/as estudantes em determinada área do conhecimento. Esta proposta, encontra eco na Metodologia por Projeto, como apontado por Killpatrick e retomada por Hernández, mas a aposta é pensar a elaboração de uma cartografia pedagógica, em que as perguntas realizadas pelos/as estudantes possam nortear diferentes prática pedagógicas, em ambientes mais tradicionais ou mais progressistas. Para isso, a figura do/a professor/a deve ter autoridade para nortear as práticas de estudo, mas precisa criar condições de possibilidade para que os/as estudantes tenham espaço e sintam-se autores/as igualmente da proposta. Assim, sem se omitir da sala de aula, o lugar de poder ocupado pelo/a professor/a deve ser transitório, de forma que os/as estudantes possam assumir o lugar de comando e liderança do grupo quando necessário, fazendo com que todas e todas construam um lugar sólido e seguro para a construção de perguntas e de caminhos que possibilitem o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63a2fde95fdd0_21122022093657.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-21 09:36:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOFIA SANVICENTE NAZARIO" "autor_nome_curto" => "SOFIA" "autor_email" => "sofinazario@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }