O artigo traz ao público um relato que discorre sobre experiência obtida no Estágio Supervisionado de Formação de Professores I realizado durante o Período Emergencial Remoto (ERE) ocorrido durante a pandemia do COVID-19, momento este delicado para a sociedade brasileira, que sofreu inúmeras consequências negativas devido a incisiva desigualdade social presente no país. O ERE trata-se de uma fase conturbada na educação do Brasil e, para culminar, O estágio se deu na Escola Municipal Profº Francisca Fernandes da Rocha, podendo assim adentrar de fato na questão do ensino básico público brasileiro. Neste relato, é possível conhecer uma escola do munícipio de Parnamirim/RN a partir da compreensão de sua estrutura física, assim como o caráter socioeconômico dos estudantes e, consequentemente, as adversidades que surgiram de maneira mais explicita neste período como, escassez de equipamentos adequados para assistir aulas e realizar atividades, internet de baixa qualidade, mínimo ou nulo suporte público a fim de condicionar qualidade durante as aulas presenciais, professores sem experiência no novo formato de ensino, entre outros. Não obstante, surge uma reflexão acerca do que tornou-se possível aprender devido às necessidades provocadas pela pandemia, gerando novas perspectivas para alunos e professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem.