ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89367 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 15157 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "Considerando que a fase da alfabetização é um período essencial para a apropriação da língua materna no contexto escolar, apresentamos uma discussão acerca da prática pedagógica de uma professora/alfabetizadora com atuação no 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é refletir sobre os métodos usados para alfabetização e as possíveis relações com algumas concepções teóricas que direcionam as práticas de leitura e escrita na escola. Para a construção da fundamentação teórica utilizou-se os estudos de: Soares (2003; 2004; 2012, 2017) e Morttati (2000; 2006; 2010), acerca dos métodos de alfabetização; Kleiman (1995, 2007), Terra (2013) e Monterani (2012), em relação às práticas de letramento escolar; Travaglia (1996; 2009), Koch (2002), Doretto e Beloti (2011) e Gomes (2014), no tocante às concepções teóricas de linguagem e o ensino de língua materna, dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado do tipo qualitativa com viés descritivo exploratório, a qual se utilizou de questionário e diários de campo como instrumentos de coleta de dados. A partir da análise dos dados parciais do estudo, infere-se que o ensino de língua materna da professora pesquisada, especialmente em relação à opção didática por métodos de alfabetização, é direcionado por concepções teóricas de língua/linguagem subjacentes às práticas de letramento escolar. Em relação à prática pedagógica, identificou-se o foco no ensino-aprendizagem da gramática, o que implica na forma de trabalho com a leitura e a escrita, que muitas vezes é descontextualizado da realidade social e cultural dos alunos em processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15157_TB2636_09082022165537.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILLO DA SILVA FEITOSA" "autor_nome_curto" => "DANILLO" "autor_email" => "q.danillo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89367 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2636 "inscrito_id" => 15157 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "Considerando que a fase da alfabetização é um período essencial para a apropriação da língua materna no contexto escolar, apresentamos uma discussão acerca da prática pedagógica de uma professora/alfabetizadora com atuação no 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é refletir sobre os métodos usados para alfabetização e as possíveis relações com algumas concepções teóricas que direcionam as práticas de leitura e escrita na escola. Para a construção da fundamentação teórica utilizou-se os estudos de: Soares (2003; 2004; 2012, 2017) e Morttati (2000; 2006; 2010), acerca dos métodos de alfabetização; Kleiman (1995, 2007), Terra (2013) e Monterani (2012), em relação às práticas de letramento escolar; Travaglia (1996; 2009), Koch (2002), Doretto e Beloti (2011) e Gomes (2014), no tocante às concepções teóricas de linguagem e o ensino de língua materna, dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado do tipo qualitativa com viés descritivo exploratório, a qual se utilizou de questionário e diários de campo como instrumentos de coleta de dados. A partir da análise dos dados parciais do estudo, infere-se que o ensino de língua materna da professora pesquisada, especialmente em relação à opção didática por métodos de alfabetização, é direcionado por concepções teóricas de língua/linguagem subjacentes às práticas de letramento escolar. Em relação à prática pedagógica, identificou-se o foco no ensino-aprendizagem da gramática, o que implica na forma de trabalho com a leitura e a escrita, que muitas vezes é descontextualizado da realidade social e cultural dos alunos em processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15157_TB2636_09082022165537.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILLO DA SILVA FEITOSA" "autor_nome_curto" => "DANILLO" "autor_email" => "q.danillo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }