Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFÂNCIA, NATUREZA E AFETOS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESEMPAREDAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo apresenta uma breve análise da formação dos professores no município de Rio Largo, como um dos caminhos para o desemparedamento na Educação Infantil, além da organização dos ambientes externos da instituição como elemento curricular da proposta pedagógica capaz de potencializar aprendizagens significativas no cotidiano da Educação Infantil. As DCNEIs (2009) determinam que a proposta pedagógica deve estar pautada nos eixos norteadores da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, estes devem ser inseridos na prática cotidiana, promovendo o desenvolvimento integral em suas dimensões física, intelectual, social, emocional e simbólica. É através do brincar livre e do contato com a natureza que as crianças desenvolvem autonomia e o sentimento de pertencimento ao meio em que estão inseridos. Como aporte teórico para subsidiar o estudo,Tiriba (2010), Fortunati e Fumagalli (2014), Lima (2010), Fernandes e Elali (2006), Brown (2008), Tonucci (2005). Também buscamos notabilizar a presença de concepções sobre os espaços externos das escolas nos seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) e Parâmetros Básicos de Infraestrutura para a Educação Infantil (BRASIL, 2008). Os ambientes externos das instituições devem ser organizados para aproximar as crianças da natureza, e para tal faz-se necessário que os professores e adultos envolvidos tenham um olhar sensível, para isso, é fundamental que os educadores tomem contato com suas memórias de infância, pois estas influenciam fortemente a postura que assumem em relação às experiências das crianças em pátios e demais espaços escolares.

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