A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é uma existência da sociedade atualmente, ao contrário de discriminação ou inserção em um ambiente atribuído a deficiências, eis que se faz dado o tempo de se fazer uma escola que de fato seja inclusiva. E este período não veio sem luta, ele transpõe o desejo de toda uma sociedade, de pessoas que almejam aceitação dos seus direitos. O presente trabalho tem como proposito mostrar a associação entre o aprendizado de alunos com deficiência intelectual com alunos sem qualquer tipo de deficiência, além de entender quais são as grandes necessidades para que de fato haja uma inclusão adequada desses alunos no ensino regular. Por meio de uma verificação de avaliações comparativas e de questionário aplicado aos Professores de uma Escola Municipal, na cidade de São Bernardo - Ma, pode-se constatar que os alunos com D.I. compreendidos nessa escola municipal de ensino, os quais tem um professor de NEE (Professor de necessidades educacionais especializados), com um enfoque voltado na dificuldade do aluno, apresentam evolução social tanto quanto cognitivas, a qual, os maiores obstáculos para a inclusão encontram-se nas faltas de qualificação por falta dos docentes, falta de cooperações com profissionais especializados na área de educação especial, grande demanda de docentes em sala de aula, necessidade de espaço e materiais adaptados para os docentes incluídos.