MARCON, Karina et al.. Escola, crianças e youtube: relatos de pesquisa. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88677>. Acesso em: 23/12/2024 01:59
Este artigo tem por objetivo socializar os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é investigar o consumo de conteúdos do YouTube por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Conectadas à internet, muitas crianças brasileiras consomem produtos da mídia social YouTube, com destaque para os produzidos por YouTubers, ou seja, influenciadores digitais, personalidades, celebridades ou criadores de conteúdos da plataforma, adultos ou mirins. O YouTube, hoje, é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, e é expressivo o número de crianças que assistem filmes, séries e vídeos na internet. A partir desse contexto, esse estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: quais são os canais e os conteúdos do YouTube consumidos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental? Trata-se de uma investigação que envolve uma pesquisa bibliográfica, uma roda de conversa com três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 3º e 5º anos) e a realização de observação sistemática dos canais mais assistidos pelas crianças. Como resultados preliminares, temos: publicação de artigo científico em periódico qualificado, sintetizando os estudos bibliográficos realizados; realização quinzenal de grupo de estudos; elaboração do instrumento de coleta de dados e aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos; realização da roda de conversa com crianças do 1º, 3º e 5º ano da E. B. Mun. Prof. Judite Adelina Schurhaus, do município de Santo Amaro da Imperatriz/SC e início da transcrição e categorização dos dados obtidos.