Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÓGICA, ARGUMENTAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ÉTICA ANIMAL COMO UMA QUESTÃO SOCIOCIENTIFICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho, de caráter bibliográfico, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com alunos do curso de Especialização em Ensino de Ciências, tem como objetivo discutir questões éticas vinculadas ao ensino de ciências naturais e à alfabetização científica. A proposta gira em torno da possibilidade de refletir sobre as implicações éticas e filosóficas do progresso científico e tecnológico, visando desenvolver capacidades lógicas, argumentativas e reflexivas nos alunos. A alfabetização científica, como afirma Chassot (2003), potencializa alternativas para uma educação mais comprometida, extrapolando os limites da ciência e trazendo consequências sociais que devem ser analisadas cuidadosamente. Os conceitos fundamentais do raciocínio lógico e as discussões que subjazem as teorias éticas podem auxiliar o sucesso nesse processo de letramento científico. O uso de discussões éticas na ciência, enquanto ferramenta pedagógica, oportuniza que conceitos sejam compreendidos em sua amplitude e em relação a outros conceitos. Além disso, uma análise lógica das questões do fazer científico possibilita que argumentos inconsistentes ou falaciosos sejam identificados e eliminados do discurso, contribuindo para a diminuição de fake News e outras estratégias persuasivas, geralmente danosas. Para exemplificar a utilização da Lógica dentro do contexto ético e científico, utilizou-se como tema central o debate referente ao uso de animais para o benefício humano, em especial as polêmicas envolvendo a utilização de animais não-humanos em experimentos laboratoriais. Peter Singer (1975) e Gary Francione (2013), por exemplo, levantam várias críticas ao modo como os animais não-humanos são tratados, mostrando que não temos uma boa justificativa ética para o sofrimento animal, mesmo que seu uso traga benefícios para o ser humano. A pesquisa possibilitou que os alunos do curso de Especialização em Ensino de Ciências adquirissem capacidade de problematizar e avaliar a amplitude das questões científicas, as quais extrapolam o âmbito puramente específico das disciplinas.

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