TEIXEIRA, Francineide Dos Anjos. O papel da literatura na formação do leitor. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89313>. Acesso em: 23/11/2024 01:34
O trabalho em evidência contemplou a leitura no ambiente escolar, pois ter contato com a literatura e conhecer esta manifestação artística é essencial, observando sua relevância que ultrapassa a dimensão do tempo. Com esse propósito que “O papel da Literatura na formação do leitor”, aborda e discute temáticas importantes no trabalho com o texto literário. O objetivo era proporcionar aos alunos a leitura de obras literárias favorecendo a contextualização, encontrando assim o sentido do texto, ampliando as possibilidades de recriá-lo, além de contribuir para a formação ética, crítica e social do leitor. A metodologia iniciou com a leitura das obras “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos e “Sendo o que se é”, de Roberto Jenkins de Lemos, por favorecer a discussão sobre a identidade e as diferenças pessoais, possibilitando a cooperação, o diálogo e a amizade. No segundo momento, foram realizadas atividades interativas de socialização entre os alunos para compartilhar o conhecimento e colocar em prática a aprendizagem da obra lida. Os resultados das atividades propostas contribuíram para melhorar o relacionamento entre os alunos envolvidos, possibilitando repensar suas atitudes, dando vida ao texto literário, trazendo-o para o cotidiano dos alunos de forma que pudessem encontrar o significado entre a literatura e sua função social.