SILVA, Mônica Valéria Lopes Da et al.. Poesia em nossas mãos. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90866>. Acesso em: 25/11/2024 17:59
Este projeto dos estudantes da EREM Professora Jandira de Andrade Lima, município de Limoeiro, em parceria com docentes da área de Língua Portuguesa e a Biblioteca Lucilda Jordão pretende além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura do olhar, gestos, entre outras possibilidades. , desenvolvendo o gosto e o respeito pela nossa literatura para que os jovens se interessem pela apreciação poética e sobre a importância da cultura para a formação da cidadania, ajudando cada um a se identificar com seu universo cultural de forma construtiva. O projeto incentiva a leitura da poesia pela tentativa lúdica de interpretar as pistas linguísticas preparadas no texto (Ruy Belo,1933-1978), através de aspectos significativos (KLEIMAN,1993) envolvidos na criação textual. Atualmente, os nossos jovens estão cada vez mais ligados no que a sociedade quer deles do que eles realmente querem ser. A poesia desperta nos jovens a competição saudável visando a elevação da autoestima do aluno, estimula a imaginação , a criatividade e o autoconhecimento , fortalecendo a valorização e o conhecimento de nossas raízes literárias, tornando o aluno um leitor-reconstrutor (KATO, 1995). Assim, os alunos aprendem de forma lúdica e prazerosa, a refletir sobre os vários tipos de poesia. O processo se dará com a apresentação das poesias na sala de aula, após a escolha das poesias, conforme orientação sobre o cuidado com a entonação, o ritmo e os gestos, os professores estimulam seus alunos a apresentarem suas poesias no refeitório e na biblioteca ,onde acontecerá o recital e a exposição das poesias .