Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIA EM NOSSAS MÃOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90866
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4666
    "inscrito_id" => 14576
    "titulo" => "POESIA EM NOSSAS MÃOS"
    "resumo" => "Este projeto dos estudantes da EREM Professora Jandira de Andrade Lima, município de Limoeiro, em parceria com docentes da área de Língua Portuguesa e a Biblioteca Lucilda Jordão pretende além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura do olhar, gestos, entre outras possibilidades. , desenvolvendo o gosto e o respeito pela nossa literatura para que os jovens se interessem pela apreciação poética e sobre a importância da cultura para a formação da cidadania, ajudando cada um a se identificar com seu universo cultural de forma construtiva. O projeto incentiva a leitura da poesia pela tentativa lúdica de interpretar as pistas linguísticas preparadas no texto (Ruy Belo,1933-1978), através de aspectos significativos (KLEIMAN,1993) envolvidos na criação textual. Atualmente, os nossos jovens estão cada vez mais ligados no que a sociedade quer deles do que eles realmente querem ser. A poesia desperta nos jovens a competição saudável visando a elevação da autoestima do aluno, estimula a imaginação , a criatividade e o autoconhecimento , fortalecendo a valorização e o conhecimento de nossas raízes literárias, tornando o aluno um leitor-reconstrutor (KATO, 1995). Assim, os alunos aprendem de forma lúdica e prazerosa, a refletir sobre os vários tipos de poesia. O processo se dará com a apresentação das poesias na sala de aula, após a escolha das poesias, conforme orientação sobre o cuidado com a entonação, o ritmo e os gestos, os professores estimulam seus alunos a apresentarem suas poesias no refeitório e na biblioteca ,onde acontecerá o recital e a exposição das poesias ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14576_TB4666_18112022142936.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monicavlophes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90866
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4666
    "inscrito_id" => 14576
    "titulo" => "POESIA EM NOSSAS MÃOS"
    "resumo" => "Este projeto dos estudantes da EREM Professora Jandira de Andrade Lima, município de Limoeiro, em parceria com docentes da área de Língua Portuguesa e a Biblioteca Lucilda Jordão pretende além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura do olhar, gestos, entre outras possibilidades. , desenvolvendo o gosto e o respeito pela nossa literatura para que os jovens se interessem pela apreciação poética e sobre a importância da cultura para a formação da cidadania, ajudando cada um a se identificar com seu universo cultural de forma construtiva. O projeto incentiva a leitura da poesia pela tentativa lúdica de interpretar as pistas linguísticas preparadas no texto (Ruy Belo,1933-1978), através de aspectos significativos (KLEIMAN,1993) envolvidos na criação textual. Atualmente, os nossos jovens estão cada vez mais ligados no que a sociedade quer deles do que eles realmente querem ser. A poesia desperta nos jovens a competição saudável visando a elevação da autoestima do aluno, estimula a imaginação , a criatividade e o autoconhecimento , fortalecendo a valorização e o conhecimento de nossas raízes literárias, tornando o aluno um leitor-reconstrutor (KATO, 1995). Assim, os alunos aprendem de forma lúdica e prazerosa, a refletir sobre os vários tipos de poesia. O processo se dará com a apresentação das poesias na sala de aula, após a escolha das poesias, conforme orientação sobre o cuidado com a entonação, o ritmo e os gestos, os professores estimulam seus alunos a apresentarem suas poesias no refeitório e na biblioteca ,onde acontecerá o recital e a exposição das poesias ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14576_TB4666_18112022142936.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monicavlophes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este projeto dos estudantes da EREM Professora Jandira de Andrade Lima, município de Limoeiro, em parceria com docentes da área de Língua Portuguesa e a Biblioteca Lucilda Jordão pretende além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura do olhar, gestos, entre outras possibilidades. , desenvolvendo o gosto e o respeito pela nossa literatura para que os jovens se interessem pela apreciação poética e sobre a importância da cultura para a formação da cidadania, ajudando cada um a se identificar com seu universo cultural de forma construtiva. O projeto incentiva a leitura da poesia pela tentativa lúdica de interpretar as pistas linguísticas preparadas no texto (Ruy Belo,1933-1978), através de aspectos significativos (KLEIMAN,1993) envolvidos na criação textual. Atualmente, os nossos jovens estão cada vez mais ligados no que a sociedade quer deles do que eles realmente querem ser. A poesia desperta nos jovens a competição saudável visando a elevação da autoestima do aluno, estimula a imaginação , a criatividade e o autoconhecimento , fortalecendo a valorização e o conhecimento de nossas raízes literárias, tornando o aluno um leitor-reconstrutor (KATO, 1995). Assim, os alunos aprendem de forma lúdica e prazerosa, a refletir sobre os vários tipos de poesia. O processo se dará com a apresentação das poesias na sala de aula, após a escolha das poesias, conforme orientação sobre o cuidado com a entonação, o ritmo e os gestos, os professores estimulam seus alunos a apresentarem suas poesias no refeitório e na biblioteca ,onde acontecerá o recital e a exposição das poesias .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.