Cada vez mais, o processo educativo tem no discente e em sua participação uma peça imprescindível à construção dos saberes e o docente que o guia estrategicamente na perspectiva de ensino qualificado. Uma abordagem por competências, na metodologia dos docentes, certamente implicaria novos requisitos, novas adaptações curriculares e uma mudança de paradigmas de que o docente é o detentor de saber e um agente inacessível fossem repensados. Nesse sentido, Paulo Freire trouxe a abordagem da expressão dodiscência como aquela prática capaz de concatenar a atuação do docente e do discente conjuntamente, no processo de ensino aprendizagem, ambos ensinam e aprendem mediante experiências, vivências, interações e partilha. Todavia, percebe-se que para que esse processo educativo se dê corretamente, é necessária uma relação de confiança, interesse, respeito e estímulo daqueles que guiam os estudantes. Faz-se necessário por parte do docente um espírito de liderança para ora inspirar e ora estabelecer uma construção de conhecimento fortalecida e eficaz e duradoura. Levando em consideração o período de isolamento social proveniente da pandemia, e novos métodos de ensino, como o híbrido, antes adotado na maioria das vezes, por instituições de Ensino Superior. Assim, é necessário analisar a aproximação epistemológica entre os conceitos da dodiscência e a educação em tempos de pandemia e pós-pandêmicos, de modo que, quando integrados fortalecem o processo de ensino aprendizagem inovador e trazendo sentido para pessoa que aprende. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde serão coletados dados por meio de entrevistas com os seguintes sujeitos: docentes e discentes e será abordado temas e conceitos-chave de autores como Freire (2010), Gomez; Sacristán (2007), Ibernón (2008), Gadotti (2009), entre outros. Buscou-se lançar luzes sobre a relevância do desenvolvimento da dodiscência no processo educativo durante o período da pandemia e pós-pandêmico e ampliar a discussão da necessária liderança a ser adotada pelo docente na condução de tal prática.