CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA DIDÁTICA RACIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89903 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3260 "inscrito_id" => 10323 "titulo" => "CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA DIDÁTICA RACIAL" "resumo" => "O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19 que nos surpreendeu em muitos sentidos colocando em xeque concepções de educação, escola, docência, currículo e didática tão presentes e/ou cristalizadas em nossos discursos pedagógicos. Dentro do contexto pandêmico, fomos conversando no CAp-UERJ sobre nossas concepções e práticas, também debatemos sobre o racismo e a luta antirracista em nossa sociedade a partir do Projeto de Iniciação à Docência (ID) pensando uma didática racial na escola do tempo presente. Objetivamos contribuir com tantas inquietações na/para a formação docente, sobretudo uma formação inicial, pretendendo avançar por novas outras questões que se põem entre a escola de educação básica e a universidade, a partir dos dispositivos das Leis 10.639 e 11.645 sobre questões raciais. Tomamos como interlocutores os/as autores/as Nilma Lino Gomes, Azoilda Loretto da Trindade, Kabengele Munanga, bell hooks e Renato Noguera. Nosso desafio é pensar/agir/lutar a favor de práticas antirracistas no cotidiano escolar. Metodologicamente, trabalhamos a partir de dois caminhos: i) trabalho com os mapas mentais produzindo uma reflexividade sobre as questões raciais na formação docente no âmbito do projeto. O mapa mental é uma técnica de estudo do final dos anos de 1960 que possibilita a criação de resumos tornando-se aportes de fundamentação teórica e pedagógica; ii) curtas-metragens, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano letivo de 2020, tendo crianças como protagonistas. Fomos produzindo uma reflexividade sobre/com as infâncias e as questões raciais: o que dizem e pensam as crianças sobre o racismo? Como pensam e o que dizem sobre a luta antirracista? Assim sendo, vimos alguns curtas: i) Ana e a cor de pele; ii) Dúdú e o lápis cor de pele; iii) Disque Quilombo; iv) A câmera de João; v) Cores e Botas; iv) Hair Love; vii) Nossa Voz ecoa ; viii) Pode me chamar de Nadir que problematizavam os tons de pele, as questões de raça e cor, bem como, ser criança em um mundo que lida com o racismo. À guisa de conclusão, podemos pensar que o ano de 2020, além da pandemia, exacerbou a luta antirracista como sendo urgente e necessária dentro da sociedade. As vozes das crianças do CAp-UERJ são lidas como potências que nos ensinam mais e mais sobre um mundo Outro possível problematizando questões de raça/cor e, dessa maneira, produzindo uma didática racial sensível à realidade da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10323_TB3260_10082022205847.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PAULO BORGES" "autor_nome_curto" => "LUIS BORGES" "autor_email" => "borgesluispaulo@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89903 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3260 "inscrito_id" => 10323 "titulo" => "CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA DIDÁTICA RACIAL" "resumo" => "O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19 que nos surpreendeu em muitos sentidos colocando em xeque concepções de educação, escola, docência, currículo e didática tão presentes e/ou cristalizadas em nossos discursos pedagógicos. Dentro do contexto pandêmico, fomos conversando no CAp-UERJ sobre nossas concepções e práticas, também debatemos sobre o racismo e a luta antirracista em nossa sociedade a partir do Projeto de Iniciação à Docência (ID) pensando uma didática racial na escola do tempo presente. Objetivamos contribuir com tantas inquietações na/para a formação docente, sobretudo uma formação inicial, pretendendo avançar por novas outras questões que se põem entre a escola de educação básica e a universidade, a partir dos dispositivos das Leis 10.639 e 11.645 sobre questões raciais. Tomamos como interlocutores os/as autores/as Nilma Lino Gomes, Azoilda Loretto da Trindade, Kabengele Munanga, bell hooks e Renato Noguera. Nosso desafio é pensar/agir/lutar a favor de práticas antirracistas no cotidiano escolar. Metodologicamente, trabalhamos a partir de dois caminhos: i) trabalho com os mapas mentais produzindo uma reflexividade sobre as questões raciais na formação docente no âmbito do projeto. O mapa mental é uma técnica de estudo do final dos anos de 1960 que possibilita a criação de resumos tornando-se aportes de fundamentação teórica e pedagógica; ii) curtas-metragens, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano letivo de 2020, tendo crianças como protagonistas. Fomos produzindo uma reflexividade sobre/com as infâncias e as questões raciais: o que dizem e pensam as crianças sobre o racismo? Como pensam e o que dizem sobre a luta antirracista? Assim sendo, vimos alguns curtas: i) Ana e a cor de pele; ii) Dúdú e o lápis cor de pele; iii) Disque Quilombo; iv) A câmera de João; v) Cores e Botas; iv) Hair Love; vii) Nossa Voz ecoa ; viii) Pode me chamar de Nadir que problematizavam os tons de pele, as questões de raça e cor, bem como, ser criança em um mundo que lida com o racismo. À guisa de conclusão, podemos pensar que o ano de 2020, além da pandemia, exacerbou a luta antirracista como sendo urgente e necessária dentro da sociedade. As vozes das crianças do CAp-UERJ são lidas como potências que nos ensinam mais e mais sobre um mundo Outro possível problematizando questões de raça/cor e, dessa maneira, produzindo uma didática racial sensível à realidade da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10323_TB3260_10082022205847.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PAULO BORGES" "autor_nome_curto" => "LUIS BORGES" "autor_email" => "borgesluispaulo@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }