Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MITO DO ENSINO REMOTO E A EXPULSÃO DOS ALUNOS NO ACESSO À EDUCAÇÃO EM 2020/2021

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho procurou analisar o comportamento da participação dos alunos de uma escola de nível médio, no município de São Luís, Maranhão, durante os dois anos que vivenciaram integralmente o ensino remoto (2020/2021). Para comparar os dados obtidos através das atas finais da secretaria escolar, referenciou-se os dois anos anteriores de ensino presencial (2018/2019). O objetivo central é comprovar que o formato remoto emergencial estabelecido, mesmo com a aprovação automática, não favoreceu a adesão dos estudantes nas aulas, causando uma expulsão destes no direito à educação. Os dados foram tabulados e cruzados por ano, série, turno e as categorias presentes na situação do aluno no final dos quatro anos letivos apresentados. A variação percentual também foi aplicada para o estudo do abandono, evasão e aprovação por nota ou condição especial. A pesquisa tem natureza quali-quantitativa. Os resultados revelam uma inversão no comportamento dos discentes nos dois períodos estudados quanto a efetiva participação na realização dos compromissos escolares e os impactos nas suas trajetórias formativas.

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