Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89247 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 14937 "titulo" => "FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato objetivou apresentar experiências vivenciadas na oficina pedagógica “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do Geogebra”, promovida pelo I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação do Campus VII, localizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim. A oficina ocorreu no dia 16 de novembro, com duração de 5 (cinco) horas aulas, no formato on-line (devido a COVID-19), tendo como público alvo professores que ensinam Matemática no Ensino Médio da Educação Básica Pública, estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática. A oficina contou com a participação de 12 inscritos, ao qual participaram ativamente durante todo o desenvolvimento da oficina, além disso, estiveram presentes uma professora orientadora e seis monitores vinculados ao Projeto de Pesquisa e Extensão: Matemática na Educação Básica – Materiais Didáticos Manipulativos. O presente relato é caracterizado como qualitativo, pois, permitiu fazer um aprofundamento das respostas obtidas, podendo acompanhar todo o processo da pesquisa e não apenas o resultado final obtido. Essa experiência proporcionou um olhar mais amplo sobre a utilização do software GeoGebra, principalmente no conteúdo de função quadrática. Os resultados obtidos constataram que a partir do GeoGebra é possível obter um ensino-aprendizagem com êxito, visto que esse software permite potencializar as aulas de matemática, em específico, a do conteúdo de função do segundo grau por meio da visualização geométrica. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisarem nessa temática.O presente relato objetivou apresentar experiências vivenciadas na oficina pedagógica “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do Geogebra”, promovida pelo I " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14937_TB2484_02112022144111.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michelearau830@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89247 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 14937 "titulo" => "FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato objetivou apresentar experiências vivenciadas na oficina pedagógica “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do Geogebra”, promovida pelo I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação do Campus VII, localizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim. A oficina ocorreu no dia 16 de novembro, com duração de 5 (cinco) horas aulas, no formato on-line (devido a COVID-19), tendo como público alvo professores que ensinam Matemática no Ensino Médio da Educação Básica Pública, estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática. A oficina contou com a participação de 12 inscritos, ao qual participaram ativamente durante todo o desenvolvimento da oficina, além disso, estiveram presentes uma professora orientadora e seis monitores vinculados ao Projeto de Pesquisa e Extensão: Matemática na Educação Básica – Materiais Didáticos Manipulativos. O presente relato é caracterizado como qualitativo, pois, permitiu fazer um aprofundamento das respostas obtidas, podendo acompanhar todo o processo da pesquisa e não apenas o resultado final obtido. Essa experiência proporcionou um olhar mais amplo sobre a utilização do software GeoGebra, principalmente no conteúdo de função quadrática. Os resultados obtidos constataram que a partir do GeoGebra é possível obter um ensino-aprendizagem com êxito, visto que esse software permite potencializar as aulas de matemática, em específico, a do conteúdo de função do segundo grau por meio da visualização geométrica. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisarem nessa temática.O presente relato objetivou apresentar experiências vivenciadas na oficina pedagógica “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do Geogebra”, promovida pelo I " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14937_TB2484_02112022144111.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michelearau830@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente relato objetivou apresentar experiências vivenciadas na oficina pedagógica “Ensino de Função do Segundo Grau por meio do Geogebra”, promovida pelo I Ciclo de Oficinas e Minicursos do Departamento de Educação do Campus VII, localizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim. A oficina ocorreu no dia 16 de novembro, com duração de 5 (cinco) horas aulas, no formato on-line (devido a COVID-19), tendo como público alvo professores que ensinam Matemática no Ensino Médio da Educação Básica Pública, estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática. A oficina contou com a participação de 12 inscritos, ao qual participaram ativamente durante todo o desenvolvimento da oficina, além disso, estiveram presentes uma professora orientadora e seis monitores vinculados ao Projeto de Pesquisa e Extensão: Matemática na Educação Básica – Materiais Didáticos Manipulativos. O presente relato é caracterizado como qualitativo, pois, permitiu fazer um aprofundamento das respostas obtidas, podendo acompanhar todo o processo da pesquisa e não apenas o resultado final obtido. Essa experiência proporcionou um olhar mais amplo sobre a utilização do software GeoGebra, principalmente no conteúdo de função quadrática. Os resultados obtidos constataram que a partir do GeoGebra é possível obter um ensino-aprendizagem com êxito, visto que esse software permite potencializar as aulas de matemática, em específico, a do conteúdo de função do segundo grau por meio da visualização geométrica. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisarem nessa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.