SENTIDO!? A RESISTÊNCIA DA DIVERSIDADE FRENTE À PADRONIZAÇÃO MILITAR NA EDUCAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89619 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2929 "inscrito_id" => 15370 "titulo" => "SENTIDO!? A RESISTÊNCIA DA DIVERSIDADE FRENTE À PADRONIZAÇÃO MILITAR NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O tema levantado por esse trabalho tem como base uma abordagem feminista do conceito de diversidade e a crítica ao processo de militarização das escolas básicas que vem sendo implantado no Brasil com mais força nos últimos anos. Tem, portanto, como problemática central: qual propósito deve servir a educação básica? O objetivo geral desta pesquisa é analisar as principais divergências entre o processo de militarização e a promoção de uma educação feminista e anti racista, especificamente identificar as principais categorias e questões mobilizadas para a implantação do Programa escola cívico-militar (Pecim) e apontar as principais contribuições de uma pedagogia da/para diversidade, a fim de promover a reflexão e o diálogo sobre ética, valores, direitos humanos e democracia nas escolas. O caminho teórico metodológico percorrido decorre do materialismo histórico dialético enriquecido por autoras como Lélia Gonzalez (1988), Helleith Saffioti (2013), Patricia Hill Collins (2015) e Nilma Lino Gomes (2018) que nos auxiliam a fundamentar uma perspectiva feminista e anti racista em torno da questão, a partir de observações de campo e minucioso levantamento bibliográfico. Esta pesquisa propõe como produto educacional um plano de ação, ainda em elaboração, em que espera-se contribuir na formulação de práticas pedagógicas e políticas públicas orientadas a partir da promoção da cidadania e da diversidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15370_TB2929_01122022161132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA WEYLL DE MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "weyllbruna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89619 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2929 "inscrito_id" => 15370 "titulo" => "SENTIDO!? A RESISTÊNCIA DA DIVERSIDADE FRENTE À PADRONIZAÇÃO MILITAR NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O tema levantado por esse trabalho tem como base uma abordagem feminista do conceito de diversidade e a crítica ao processo de militarização das escolas básicas que vem sendo implantado no Brasil com mais força nos últimos anos. Tem, portanto, como problemática central: qual propósito deve servir a educação básica? O objetivo geral desta pesquisa é analisar as principais divergências entre o processo de militarização e a promoção de uma educação feminista e anti racista, especificamente identificar as principais categorias e questões mobilizadas para a implantação do Programa escola cívico-militar (Pecim) e apontar as principais contribuições de uma pedagogia da/para diversidade, a fim de promover a reflexão e o diálogo sobre ética, valores, direitos humanos e democracia nas escolas. O caminho teórico metodológico percorrido decorre do materialismo histórico dialético enriquecido por autoras como Lélia Gonzalez (1988), Helleith Saffioti (2013), Patricia Hill Collins (2015) e Nilma Lino Gomes (2018) que nos auxiliam a fundamentar uma perspectiva feminista e anti racista em torno da questão, a partir de observações de campo e minucioso levantamento bibliográfico. Esta pesquisa propõe como produto educacional um plano de ação, ainda em elaboração, em que espera-se contribuir na formulação de práticas pedagógicas e políticas públicas orientadas a partir da promoção da cidadania e da diversidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15370_TB2929_01122022161132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA WEYLL DE MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "weyllbruna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }