Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89228
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2459
    "inscrito_id" => 14883
    "titulo" => "PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO"
    "resumo" => "O aluno do curso técnico em sua formação estuda vários conteúdos do ponto de vista técnico a exemplo da cultura do girassol. Dentro deste contexto este projeto de ensino teve como objetivo reforçar conteúdos essenciais das disciplinas matemática, inglês, biologia, irrigação com o uso do plantio de girassol como recurso didático-pedagógico. Os alunos foram divididos em equipe de 05 alunos e cada equipe fez o plantio de 03 plantas em sacos próprios para mudas e posteriormente foram transplantados para vasos que ficarão armazenados em casa de vegetação. Foi preparado o substrato com esterco bovino para o plantio das mudas. Os alunos foram acompanhados por um responsável técnico na condução das plantas de girassol. Durante essa fase de preparo das mudas foi feito o diálogo com os professores das disciplinas: matemática, inglês, biologia, irrigação para selecionar os conteúdos que o professor da disciplina para indicação dos assuntos a serem trabalhados neste projeto, desde que já tenham sido ministrada aula teórica sobre este tema e a seguiram-se as seguintes etapas: Etapa 1 – Aplicação de exercício de sondagem para verificação do nível de conhecimento dos alunos; Etapa 2 – Execução de atividade lúdica envolvendo as plantas de girassol; Etapa 3 – Aplicação de exercício de fixação para verificar a evolução do desempenho dos alunos. Dentre os resultados obtidos podemos destacar grande participação dos alunos nas atividades a serem realizadas e aumento do nível de conhecimento dos conteúdos das disciplinas envolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63987cac6fd5a_13122022102252.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-13 10:22:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL BARROS DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS"
    "autor_email" => "gabrielbarros@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89228
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2459
    "inscrito_id" => 14883
    "titulo" => "PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO"
    "resumo" => "O aluno do curso técnico em sua formação estuda vários conteúdos do ponto de vista técnico a exemplo da cultura do girassol. Dentro deste contexto este projeto de ensino teve como objetivo reforçar conteúdos essenciais das disciplinas matemática, inglês, biologia, irrigação com o uso do plantio de girassol como recurso didático-pedagógico. Os alunos foram divididos em equipe de 05 alunos e cada equipe fez o plantio de 03 plantas em sacos próprios para mudas e posteriormente foram transplantados para vasos que ficarão armazenados em casa de vegetação. Foi preparado o substrato com esterco bovino para o plantio das mudas. Os alunos foram acompanhados por um responsável técnico na condução das plantas de girassol. Durante essa fase de preparo das mudas foi feito o diálogo com os professores das disciplinas: matemática, inglês, biologia, irrigação para selecionar os conteúdos que o professor da disciplina para indicação dos assuntos a serem trabalhados neste projeto, desde que já tenham sido ministrada aula teórica sobre este tema e a seguiram-se as seguintes etapas: Etapa 1 – Aplicação de exercício de sondagem para verificação do nível de conhecimento dos alunos; Etapa 2 – Execução de atividade lúdica envolvendo as plantas de girassol; Etapa 3 – Aplicação de exercício de fixação para verificar a evolução do desempenho dos alunos. Dentre os resultados obtidos podemos destacar grande participação dos alunos nas atividades a serem realizadas e aumento do nível de conhecimento dos conteúdos das disciplinas envolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63987cac6fd5a_13122022102252.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-13 10:22:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL BARROS DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS"
    "autor_email" => "gabrielbarros@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O aluno do curso técnico em sua formação estuda vários conteúdos do ponto de vista técnico a exemplo da cultura do girassol. Dentro deste contexto este projeto de ensino teve como objetivo reforçar conteúdos essenciais das disciplinas matemática, inglês, biologia, irrigação com o uso do plantio de girassol como recurso didático-pedagógico. Os alunos foram divididos em equipe de 05 alunos e cada equipe fez o plantio de 03 plantas em sacos próprios para mudas e posteriormente foram transplantados para vasos que ficarão armazenados em casa de vegetação. Foi preparado o substrato com esterco bovino para o plantio das mudas. Os alunos foram acompanhados por um responsável técnico na condução das plantas de girassol. Durante essa fase de preparo das mudas foi feito o diálogo com os professores das disciplinas: matemática, inglês, biologia, irrigação para selecionar os conteúdos que o professor da disciplina para indicação dos assuntos a serem trabalhados neste projeto, desde que já tenham sido ministrada aula teórica sobre este tema e a seguiram-se as seguintes etapas: Etapa 1 – Aplicação de exercício de sondagem para verificação do nível de conhecimento dos alunos; Etapa 2 – Execução de atividade lúdica envolvendo as plantas de girassol; Etapa 3 – Aplicação de exercício de fixação para verificar a evolução do desempenho dos alunos. Dentre os resultados obtidos podemos destacar grande participação dos alunos nas atividades a serem realizadas e aumento do nível de conhecimento dos conteúdos das disciplinas envolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Gabriel Barros da Conceição

    Esse é meu primeiro artigo, resultado de um trabalho feito com muita dedicação e carinho por alguém que só desejou durante todo o processo contribuir com a educação. Abraços e agradecimentos a cada leitor.

    13/12/2022 21:41:54

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.