PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89228 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2459 "inscrito_id" => 14883 "titulo" => "PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO" "resumo" => "O aluno do curso técnico em sua formação estuda vários conteúdos do ponto de vista técnico a exemplo da cultura do girassol. Dentro deste contexto este projeto de ensino teve como objetivo reforçar conteúdos essenciais das disciplinas matemática, inglês, biologia, irrigação com o uso do plantio de girassol como recurso didático-pedagógico. Os alunos foram divididos em equipe de 05 alunos e cada equipe fez o plantio de 03 plantas em sacos próprios para mudas e posteriormente foram transplantados para vasos que ficarão armazenados em casa de vegetação. Foi preparado o substrato com esterco bovino para o plantio das mudas. Os alunos foram acompanhados por um responsável técnico na condução das plantas de girassol. Durante essa fase de preparo das mudas foi feito o diálogo com os professores das disciplinas: matemática, inglês, biologia, irrigação para selecionar os conteúdos que o professor da disciplina para indicação dos assuntos a serem trabalhados neste projeto, desde que já tenham sido ministrada aula teórica sobre este tema e a seguiram-se as seguintes etapas: Etapa 1 – Aplicação de exercício de sondagem para verificação do nível de conhecimento dos alunos; Etapa 2 – Execução de atividade lúdica envolvendo as plantas de girassol; Etapa 3 – Aplicação de exercício de fixação para verificar a evolução do desempenho dos alunos. Dentre os resultados obtidos podemos destacar grande participação dos alunos nas atividades a serem realizadas e aumento do nível de conhecimento dos conteúdos das disciplinas envolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63987cac6fd5a_13122022102252.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:22:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL BARROS DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS" "autor_email" => "gabrielbarros@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89228 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2459 "inscrito_id" => 14883 "titulo" => "PLANTIO DE GIRASSOL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, INGLÊS, BIOLOGIA E IRRIGAÇÃO" "resumo" => "O aluno do curso técnico em sua formação estuda vários conteúdos do ponto de vista técnico a exemplo da cultura do girassol. Dentro deste contexto este projeto de ensino teve como objetivo reforçar conteúdos essenciais das disciplinas matemática, inglês, biologia, irrigação com o uso do plantio de girassol como recurso didático-pedagógico. Os alunos foram divididos em equipe de 05 alunos e cada equipe fez o plantio de 03 plantas em sacos próprios para mudas e posteriormente foram transplantados para vasos que ficarão armazenados em casa de vegetação. Foi preparado o substrato com esterco bovino para o plantio das mudas. Os alunos foram acompanhados por um responsável técnico na condução das plantas de girassol. Durante essa fase de preparo das mudas foi feito o diálogo com os professores das disciplinas: matemática, inglês, biologia, irrigação para selecionar os conteúdos que o professor da disciplina para indicação dos assuntos a serem trabalhados neste projeto, desde que já tenham sido ministrada aula teórica sobre este tema e a seguiram-se as seguintes etapas: Etapa 1 – Aplicação de exercício de sondagem para verificação do nível de conhecimento dos alunos; Etapa 2 – Execução de atividade lúdica envolvendo as plantas de girassol; Etapa 3 – Aplicação de exercício de fixação para verificar a evolução do desempenho dos alunos. Dentre os resultados obtidos podemos destacar grande participação dos alunos nas atividades a serem realizadas e aumento do nível de conhecimento dos conteúdos das disciplinas envolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63987cac6fd5a_13122022102252.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:22:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL BARROS DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS" "autor_email" => "gabrielbarros@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }