Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRATAMENTO DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS COMO PARTE DA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90648
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 16448
    "titulo" => "O TRATAMENTO DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS COMO PARTE DA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar revisão bibliográfica que nos permita refletir sobre a influência das emoções e sentimentos no processo de aprendizagem, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Esta reflexão é parte da investigação realizada em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Partimos do pressuposto de que a missão da escola não deve ser centrada somente no desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento integral, reconhecendo e colocando em movimento diferentes dimensões da experiência humana. A partir desta premissa, o texto se organiza de modo a apresentar, num primeiro momento, uma contextualização que passa pela história dos Institutos Federais e suas bases conceituais fundantes, discutindo o sentido da educação integral e omnilateral para diferentes autores (Marx, Frigotto, Ramos e Ciavatta). Num segundo momento, percorre obras de importantes autores que pensaram o papel das emoções e dos sentimentos no processo de aprendizagem, debate que nos leva à reflexão sobre a importância do tratamento desta dimensão humana quando nos propomos à realização da educação integral. Pretendemos, assim, contribuir para que futuras pesquisas possam ser implementadas no sentido de aprofundar os estudos sobre a temática, cujos resultados venham ser utilizados para ressignificar os processos ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento integral dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16448_TB4356_30112022174007.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE HENRIQUE SILVA DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETE"
    "autor_email" => "elisabete.hmacedo@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90648
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 16448
    "titulo" => "O TRATAMENTO DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS COMO PARTE DA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar revisão bibliográfica que nos permita refletir sobre a influência das emoções e sentimentos no processo de aprendizagem, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Esta reflexão é parte da investigação realizada em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Partimos do pressuposto de que a missão da escola não deve ser centrada somente no desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento integral, reconhecendo e colocando em movimento diferentes dimensões da experiência humana. A partir desta premissa, o texto se organiza de modo a apresentar, num primeiro momento, uma contextualização que passa pela história dos Institutos Federais e suas bases conceituais fundantes, discutindo o sentido da educação integral e omnilateral para diferentes autores (Marx, Frigotto, Ramos e Ciavatta). Num segundo momento, percorre obras de importantes autores que pensaram o papel das emoções e dos sentimentos no processo de aprendizagem, debate que nos leva à reflexão sobre a importância do tratamento desta dimensão humana quando nos propomos à realização da educação integral. Pretendemos, assim, contribuir para que futuras pesquisas possam ser implementadas no sentido de aprofundar os estudos sobre a temática, cujos resultados venham ser utilizados para ressignificar os processos ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento integral dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16448_TB4356_30112022174007.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE HENRIQUE SILVA DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETE"
    "autor_email" => "elisabete.hmacedo@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar revisão bibliográfica que nos permita refletir sobre a influência das emoções e sentimentos no processo de aprendizagem, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Esta reflexão é parte da investigação realizada em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Partimos do pressuposto de que a missão da escola não deve ser centrada somente no desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento integral, reconhecendo e colocando em movimento diferentes dimensões da experiência humana. A partir desta premissa, o texto se organiza de modo a apresentar, num primeiro momento, uma contextualização que passa pela história dos Institutos Federais e suas bases conceituais fundantes, discutindo o sentido da educação integral e omnilateral para diferentes autores (Marx, Frigotto, Ramos e Ciavatta). Num segundo momento, percorre obras de importantes autores que pensaram o papel das emoções e dos sentimentos no processo de aprendizagem, debate que nos leva à reflexão sobre a importância do tratamento desta dimensão humana quando nos propomos à realização da educação integral. Pretendemos, assim, contribuir para que futuras pesquisas possam ser implementadas no sentido de aprofundar os estudos sobre a temática, cujos resultados venham ser utilizados para ressignificar os processos ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento integral dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.