O presente artigo tem por objetivo apresentar revisão bibliográfica que nos permita refletir sobre a influência das emoções e sentimentos no processo de aprendizagem, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Esta reflexão é parte da investigação realizada em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Partimos do pressuposto de que a missão da escola não deve ser centrada somente no desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento integral, reconhecendo e colocando em movimento diferentes dimensões da experiência humana. A partir desta premissa, o texto se organiza de modo a apresentar, num primeiro momento, uma contextualização que passa pela história dos Institutos Federais e suas bases conceituais fundantes, discutindo o sentido da educação integral e omnilateral para diferentes autores (Marx, Frigotto, Ramos e Ciavatta). Num segundo momento, percorre obras de importantes autores que pensaram o papel das emoções e dos sentimentos no processo de aprendizagem, debate que nos leva à reflexão sobre a importância do tratamento desta dimensão humana quando nos propomos à realização da educação integral. Pretendemos, assim, contribuir para que futuras pesquisas possam ser implementadas no sentido de aprofundar os estudos sobre a temática, cujos resultados venham ser utilizados para ressignificar os processos ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento integral dos discentes.