Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CIDADES EDUCADORAS COMO POSSIBILIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Entendendo a necessidade de refletir sobre o papel da Geografia na construção de saberes geográficos relacionados a prática cotidiana dos sujeitos sociais, o tema proposto surge da inquietação de professores e alunos que compõem um projeto de ensino do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio grande do Norte – UERN, campus Assú - RN, em aprofundar os conhecimentos acerca da temática das cidades educadoras. As cidades educadoras consistem em um movimento que procura relacionar as diferentes políticas, espaços, tempos e atores, compreendidos como agentes pedagógicos, na construção de uma cidade democrática e que possibilite a formação integral de seus habitantes. Compreendemos que educar pela cidade e refletir como as cidades podem educar consiste em um elemento central na construção da formação cidadã e do pensamento crítico reflexivo. O objetivo central busca compreender o conceito de cidade educadora no contexto da educação geográfica, além de analisar a relação entre formação cidadã e democracia na construção da cidade que educa, situando alguns resultados desse debate nos encontros realizados com um grupo de alunos no semestre 2021.2 da UERN. Os procedimentos metodológicos estão pautados na pesquisa bibliográfica, visando mapear um quadro conceitual relacionando ao ensino da Geografia. As contribuições desse debate estão ancoradas no próprio papel da Geografia, que consiste em desenvolver um pensamento geográfico através das categorias e princípios geográficos para a promoção da autonomia e criticidade. O aprofundamento da temática através do debate teórico é de suma importância para o desenvolvimento do pensamento crítico de professores e alunos. As discussões sobre o ensino de Geografia a partir de uma educação geográfica integradora, que reflita sobre o ensino dessa disciplina e sua relação com o conceito de cidade, reforça a necessidade de dar significado aos conteúdos tendo como referência a realidade cotidiana dos alunos.

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