ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89181 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2393 "inscrito_id" => 14540 "titulo" => "ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO." "resumo" => "Este trabalho parte da conjectura de que o ensino de Química na perspectiva dos dias atuais, deve instruir os estudantes a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, no entanto, o que percebemos são estudantes desinteressados, isso ocorre em função destes não conseguirem perceber a Química como algo que integra suas vidas. Com isso, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições de uma Sequência Didática elaborada a partir dos processos de contextualização para trabalhar o conceito de transformações químicas com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Dessa forma, o estudo contou com a produção de uma Sequência Didática, contemplando as dimensões pedagógica e epistemológica, bem como a abordagem dos processos de contextualização, visando identificar as possíveis contribuições no seu processo de aprendizagem dos educandos. Este trabalho é de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso da gravação de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e das etapas da Sequência Didática para a coleta de dados. Foram analisadas todas as interações e discussões geradas pelos alunos na aplicação da sequência didática, ademais, para investigarmos as possíveis contribuições da contextualização na aprendizagem dos estudantes, iremos utilizar os aspectos da contextualização, considerando: a contextualização como exemplificação, a contextualização relacionada a questões sociais e ambientais, relacionada a questões científicas e tecnológicas e a contextualização como aplicação interdisciplinar. Os resultados de análise apontam que a abordagem da SD, por meio das estratégias utilizadas, possibilitou verificar a evolução da aprendizagem e as contribuições que a contextualização trouxe para a mesma. Sendo assim, nota-se que a contextualização possibilita ao estudante uma maior compreensão do conteúdo abordado, proporcionando ao aluno uma visão da Ciência como algo útil e não abstrato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2393_30112022142831.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycelima069@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89181 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2393 "inscrito_id" => 14540 "titulo" => "ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO." "resumo" => "Este trabalho parte da conjectura de que o ensino de Química na perspectiva dos dias atuais, deve instruir os estudantes a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, no entanto, o que percebemos são estudantes desinteressados, isso ocorre em função destes não conseguirem perceber a Química como algo que integra suas vidas. Com isso, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições de uma Sequência Didática elaborada a partir dos processos de contextualização para trabalhar o conceito de transformações químicas com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Dessa forma, o estudo contou com a produção de uma Sequência Didática, contemplando as dimensões pedagógica e epistemológica, bem como a abordagem dos processos de contextualização, visando identificar as possíveis contribuições no seu processo de aprendizagem dos educandos. Este trabalho é de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso da gravação de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e das etapas da Sequência Didática para a coleta de dados. Foram analisadas todas as interações e discussões geradas pelos alunos na aplicação da sequência didática, ademais, para investigarmos as possíveis contribuições da contextualização na aprendizagem dos estudantes, iremos utilizar os aspectos da contextualização, considerando: a contextualização como exemplificação, a contextualização relacionada a questões sociais e ambientais, relacionada a questões científicas e tecnológicas e a contextualização como aplicação interdisciplinar. Os resultados de análise apontam que a abordagem da SD, por meio das estratégias utilizadas, possibilitou verificar a evolução da aprendizagem e as contribuições que a contextualização trouxe para a mesma. Sendo assim, nota-se que a contextualização possibilita ao estudante uma maior compreensão do conteúdo abordado, proporcionando ao aluno uma visão da Ciência como algo útil e não abstrato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2393_30112022142831.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycelima069@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }