Este trabalho parte da conjectura de que o ensino de Química na perspectiva dos dias atuais, deve instruir os estudantes a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, no entanto, o que percebemos são estudantes desinteressados, isso ocorre em função destes não conseguirem perceber a Química como algo que integra suas vidas. Com isso, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições de uma Sequência Didática elaborada a partir dos processos de contextualização para trabalhar o conceito de transformações químicas com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Dessa forma, o estudo contou com a produção de uma Sequência Didática, contemplando as dimensões pedagógica e epistemológica, bem como a abordagem dos processos de contextualização, visando identificar as possíveis contribuições no seu processo de aprendizagem dos educandos. Este trabalho é de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso da gravação de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e das etapas da Sequência Didática para a coleta de dados. Foram analisadas todas as interações e discussões geradas pelos alunos na aplicação da sequência didática, ademais, para investigarmos as possíveis contribuições da contextualização na aprendizagem dos estudantes, iremos utilizar os aspectos da contextualização, considerando: a contextualização como exemplificação, a contextualização relacionada a questões sociais e ambientais, relacionada a questões científicas e tecnológicas e a contextualização como aplicação interdisciplinar. Os resultados de análise apontam que a abordagem da SD, por meio das estratégias utilizadas, possibilitou verificar a evolução da aprendizagem e as contribuições que a contextualização trouxe para a mesma. Sendo assim, nota-se que a contextualização possibilita ao estudante uma maior compreensão do conteúdo abordado, proporcionando ao aluno uma visão da Ciência como algo útil e não abstrato.