O papel do professor é sempre discutido para que haja um bom desempenho dos alunos, porém é fundamental ter um conhecimento do espaço escolar na sociedade, e que no ambiente escolar haja processos de ensinar e aprender. Diante deste argumento o presente trabalho tem o intuito de apresentar as reflexões sobre a relação professor-aluno, onde partiu das observações doEstágio Supervisionado de Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, oferecido em Humaitá-AM, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ocorrido nos meses de junho, julho e agosto de 2022. A partir desta vivência surgiu a questão: “de que forma as pesquisas brasileiras abordam sobre a relação professor-aluno e como podem melhorar no convívio escolar?”. Por meio das discussões observou-se que a relação do professor com o aluno inclui a dinamicidade de ambos, ou seja, é necessário que o professor venha interagir com o aluno, mas que este estudante tenha apoio da família e sua comunidade. Percebe-se também que o professor pode ser facilitador, explorando as perspectivas dos alunos diante de uma aula. Alguns autores também vêm destacar que o professor também não é dono de todo conhecimento, mas que seja venha ser um orientador que acompanha e participa do desenvolvimento e formação do aluno, por isso, fortalecer o diálogo pode facilitar a interação em sala. Portanto, pode-se concluir que o papel do professor é essencial, mas que é necessário dialogar sobre as relações em sala de aula, ou seja, para que o aluno venha compreender o assunto é imprescindível que venha perguntar, comentar e sugerir suas dúvidas em sala e para que isso ocorra, o professor tem o papel de facilitador onde pode instigar o aluno a participar das aulas.