A garantia de um ensino inclusivo é uma pauta já conhecida por todos aqueles que defendem uma educação de qualidade, principalmente quando se leva em consideração o aluno com deficiência, cujos direitos educacionais são garantidos por lei. Porém, a contextualização do ensino inclusivo na escola da rede municipal de Itapipoca EEB Maria Dalva Barbosa de Azevedo nem sempre é realizada com sucesso devido a diferentes entraves que recaem sobre o perfil de uma escola que busca ser inclusiva, pois muitos são os fatores diversificados que bloqueiam a inclusão. Teóricos como Mantoan (2013) e Nascimento (2014) nos propõem pensar em práticas pedagógicas que possam mudar esse contexto social da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar os obstáculos que ocorrem na EEB Maria Dalva Barbosa de Azevedo, responsáveis pela dificuldade em se desenvolver uma educação inclusiva. Para isso, através da prática da observação dos alunos com TEA, quisemos compreender no que tais obstáculos influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de nossa observação indicaram que os principais entraves no processo de um ensino inclusivo na referida instituição recaem na insatisfação de algumas famílias e na impotência de professores para trabalhar determinados conteúdos. São visíveis também os conflitos entre a aplicação de metodologias que não alcançam o entendimento dos alunos, dificultando a aprendizagem dos mesmos e, consequentemente, minando as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade e inclusiva.