O presente relato tem como objetivo socializar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica onde tem como escola campo o CEM Prof. Margarida Pires Leal, programa oriundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) em parceria com o Instituto Federal de Educação-Campus Monte Castelo. Os residentes pedagógicos acompanharam as atividades junto com o preceptor da escola desenvolvendo inúmeros eventos utilizando os jogos matemáticos como instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos foram frutos de pesquisas e análises em grupo para adaptação tanto ao meio digital quanto à aplicação presencial, visto período de crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19. Na metodologia, falar de jogos como instrumento educacional é tentar fugir do tradicional, mas ao mesmo tempo ter cuidado para não perder o foco principal que é a aprendizagem. As turmas onde foram aplicadas esses os jogos foram as do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, usando os jogos de acordo com os assuntos trabalhos em sala de aula e assuntos considerados básicos da educação , fazendo com que esses jogos servisse de reforço e uma alternativa para ganho de conhecimento. No decorrer das atividades foi observado a ampla participação e envolvimento dos alunos nos jogos, trazendo feedbacks espontâneos durante e após a aplicação dos jogos. Contudo, o comportamento deles é essencial para avaliarmos a eficácia das atividades promovidas pelo professor e pelos residentes, pois isso reflete diretamente sobre o nosso planejamento, nossa pesquisa e nossa metodologia. Portanto, todas as atividades realizadas foram de grande importância para nosso processo enquanto futuros professores e pesquisadores e para os alunos da escola, onde por meio do programa e dos jogos puderam aprender um mais sobre os assuntos matemáticos de forma mais lúdica e divertida, fazendo relações com o cotidiano e com a sociedade.