PESQUISA DOCENTE NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL - PROEF: INVESTIGAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89057 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2227 "inscrito_id" => 14495 "titulo" => "PESQUISA DOCENTE NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL - PROEF: INVESTIGAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa do professor pode ser desenvolvida nos mais diversos cenários em que este agente insere-se da Educação Básica (EB) ao Ensino Superior (ES), assim como na Educação Popular. No ES, a pesquisa é envolta por padrões científicos, creditando validação e respaldo técnico ao conteúdo do objeto investigado, valorizando metodologias, métodos e ferramentas distantes da prática profissional. Na EB, a pesquisa da escola ainda é um campo pouco explorado como parte constituinte do fazer docente. Com seus métodos e ferramentas característicos, a pesquisa do(a) professor(a) tem buscado legitimar-se no campo científico e, por vezes, até corre o risco de se descaracterizar como pesquisa da prática profissional, no intuito de tornar-se relevante e aceita na academia. Em resposta aos desafios da pesquisa na EB, o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) surge como uma política pública de formação continuada ofertada em vinte pólos, que promovem a capacitação dos professores das escolas públicas do país que buscam suporte técnico-científico para melhorarem suas práticas. Com o propósito de entender como a pesquisa desenvolvida no ProEF é compreendida e aplicada pelos professores que o compõem, utilizamos de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, procedimentalmente organizada como uma revisão integrativa de literatura, fundamentada na análise temática de conteúdo. A coleta dos dados ocorreu em duas fases: a primeira, através do site do ProEF e a segunda por e-mail. As dissertações foram armazenadas em nuvem e categorizadas em uma planilha online. Como resultados, identificamos que a região Sudeste possui o maior quantitativo de pólos, enquanto a Nordeste e Sul, a menor. Os pólos da região Sudeste representam 50,93% das produções, seguido pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul. As mulheres representam 47,83% dos professores-pesquisadores concluintes do ProEF, com essa alta inclusão feminina não refletindo todos os pólos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14495_TB2227_26112022134409.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSÉIAS LUCAS DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "OSÉIAS SILVA" "autor_email" => "oliveira.oseiaslucasedf@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89057 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2227 "inscrito_id" => 14495 "titulo" => "PESQUISA DOCENTE NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL - PROEF: INVESTIGAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa do professor pode ser desenvolvida nos mais diversos cenários em que este agente insere-se da Educação Básica (EB) ao Ensino Superior (ES), assim como na Educação Popular. No ES, a pesquisa é envolta por padrões científicos, creditando validação e respaldo técnico ao conteúdo do objeto investigado, valorizando metodologias, métodos e ferramentas distantes da prática profissional. Na EB, a pesquisa da escola ainda é um campo pouco explorado como parte constituinte do fazer docente. Com seus métodos e ferramentas característicos, a pesquisa do(a) professor(a) tem buscado legitimar-se no campo científico e, por vezes, até corre o risco de se descaracterizar como pesquisa da prática profissional, no intuito de tornar-se relevante e aceita na academia. Em resposta aos desafios da pesquisa na EB, o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) surge como uma política pública de formação continuada ofertada em vinte pólos, que promovem a capacitação dos professores das escolas públicas do país que buscam suporte técnico-científico para melhorarem suas práticas. Com o propósito de entender como a pesquisa desenvolvida no ProEF é compreendida e aplicada pelos professores que o compõem, utilizamos de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, procedimentalmente organizada como uma revisão integrativa de literatura, fundamentada na análise temática de conteúdo. A coleta dos dados ocorreu em duas fases: a primeira, através do site do ProEF e a segunda por e-mail. As dissertações foram armazenadas em nuvem e categorizadas em uma planilha online. Como resultados, identificamos que a região Sudeste possui o maior quantitativo de pólos, enquanto a Nordeste e Sul, a menor. Os pólos da região Sudeste representam 50,93% das produções, seguido pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul. As mulheres representam 47,83% dos professores-pesquisadores concluintes do ProEF, com essa alta inclusão feminina não refletindo todos os pólos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14495_TB2227_26112022134409.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSÉIAS LUCAS DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "OSÉIAS SILVA" "autor_email" => "oliveira.oseiaslucasedf@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }