Estudos sobre o desenvolvimento humano demonstraram a importância do uso do corpo no desenvolvimento cognitivo da criança. Levando-se em conta que a Psicomotricidade busca estudar o ser humano de forma integral, bem como as relações que são estabelecidas com o corpo, a estimulação psicomotora passa a ser encarada como fundamental para o desenvolvimento infantil. A Psicomotricidade é, portanto, uma ciência que estuda o homem a partir da interrelação entre corpo, mente e emoções. Os primeiros escritos relacionados a ela datam da primeira década dos anos de 1900, na França, mas no Brasil só surgiu após 1950. A partir do conhecimento sobre a importância da Psicomotricidade para o Desenvolvimento Infantil surgiu o interesse em verificar se a disciplina de Psicomotricidade faz parte do currículo de formação básica do Pedagogo, profissional que atua nessa etapa educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu inicialmente no site do Ministério da Educação-MEC e posteriormente no site nas universidades. A pesquisa é limitada às universidades públicas localizadas no estado do Amazonas, que tem em seu leque de cursos, a graduação em Pedagogia. Foram localizadas duas universidades, com cursos de Pedagogia em oito municípios, destes, sete apresentam em sua grade curricular a disciplina de Psicomotricidade. Os resultados nos indicam que, de alguma forma, embora tímida e talvez superficial, essa área do conhecimento é reconhecida como relevante na formação inicial do Pedagogo.