Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89011
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2168
    "inscrito_id" => 12285
    "titulo" => "LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO"
    "resumo" => "O referido trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de leitura desenvolvida junto aos(às) alunos(as) de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta se justifica a partir da constatação de um déficit no que diz respeito ao letramento, principalmente no ciclo de sistematização, visto que, segundo os documentos oficiais que servem de parâmetros à Educação – como a Base Nacional Comum Curricular (2018) –, é proposto que os(as) alunos(as) dominem algumas habilidades e competências inerentes a este ciclo. Assim, o objetivo geral da proposta consistiu em planejar atividades de leitura diferenciadas e sistematizadas, na perspectiva do letramento, com o intuito de envolver toda comunidade escolar, e despertar nos(as) alunos(as) o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. Em vista disso, tivemos a iniciativa expandir nossas atividades para além dos muros da escola, culminando com a ação “LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO”. Nosso trabalho foi embasado e fundamentado principalmente nas Estratégias de Leitura propostas por Solé (1998), bem como nas teorias sobre o letramento desenvolvidas por Koch e Elias (2021), Kleiman (2016) e Antunes (2003). Como metodologia, nos apropriamos e utilizamos estratégias de leitura que pudessem envolver os(as) estudantes, desenvolvendo como principais atividades as rodas de conversas e de leitura, e oficinas de leitura, para que estes(as) fossem percebendo a importância e a diferença que o ato de ler proporciona na vida pessoal e acadêmica do ser humano e dos(as) discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12285_TB2168_30112022130311.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andreabarrosprof@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89011
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2168
    "inscrito_id" => 12285
    "titulo" => "LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO"
    "resumo" => "O referido trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de leitura desenvolvida junto aos(às) alunos(as) de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta se justifica a partir da constatação de um déficit no que diz respeito ao letramento, principalmente no ciclo de sistematização, visto que, segundo os documentos oficiais que servem de parâmetros à Educação – como a Base Nacional Comum Curricular (2018) –, é proposto que os(as) alunos(as) dominem algumas habilidades e competências inerentes a este ciclo. Assim, o objetivo geral da proposta consistiu em planejar atividades de leitura diferenciadas e sistematizadas, na perspectiva do letramento, com o intuito de envolver toda comunidade escolar, e despertar nos(as) alunos(as) o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. Em vista disso, tivemos a iniciativa expandir nossas atividades para além dos muros da escola, culminando com a ação “LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO”. Nosso trabalho foi embasado e fundamentado principalmente nas Estratégias de Leitura propostas por Solé (1998), bem como nas teorias sobre o letramento desenvolvidas por Koch e Elias (2021), Kleiman (2016) e Antunes (2003). Como metodologia, nos apropriamos e utilizamos estratégias de leitura que pudessem envolver os(as) estudantes, desenvolvendo como principais atividades as rodas de conversas e de leitura, e oficinas de leitura, para que estes(as) fossem percebendo a importância e a diferença que o ato de ler proporciona na vida pessoal e acadêmica do ser humano e dos(as) discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12285_TB2168_30112022130311.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA REGINA BEZERRIL BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andreabarrosprof@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O referido trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de leitura desenvolvida junto aos(às) alunos(as) de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta se justifica a partir da constatação de um déficit no que diz respeito ao letramento, principalmente no ciclo de sistematização, visto que, segundo os documentos oficiais que servem de parâmetros à Educação – como a Base Nacional Comum Curricular (2018) –, é proposto que os(as) alunos(as) dominem algumas habilidades e competências inerentes a este ciclo. Assim, o objetivo geral da proposta consistiu em planejar atividades de leitura diferenciadas e sistematizadas, na perspectiva do letramento, com o intuito de envolver toda comunidade escolar, e despertar nos(as) alunos(as) o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. Em vista disso, tivemos a iniciativa expandir nossas atividades para além dos muros da escola, culminando com a ação “LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO”. Nosso trabalho foi embasado e fundamentado principalmente nas Estratégias de Leitura propostas por Solé (1998), bem como nas teorias sobre o letramento desenvolvidas por Koch e Elias (2021), Kleiman (2016) e Antunes (2003). Como metodologia, nos apropriamos e utilizamos estratégias de leitura que pudessem envolver os(as) estudantes, desenvolvendo como principais atividades as rodas de conversas e de leitura, e oficinas de leitura, para que estes(as) fossem percebendo a importância e a diferença que o ato de ler proporciona na vida pessoal e acadêmica do ser humano e dos(as) discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.