Um desafio para os(as) docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino é a descoberta de instrumentos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de seus discentes. Assim, a produção de jogos didáticos, surgem como uma alternativa viável, barata e criativa de superar os obstáculos como a falta de infraestrutura e materiais pedagógicos que as escolas públicas enfrentam. Objetivou-se com esta pesquisa a elaboração e construção de um jogo didático para a doação às escolas públicas do município de Itapipoca/CE utilizando, materiais de baixo custo. A metodologia para a produção do jogo deu-se em três etapas: no primeiro momento foi realizada uma consulta online, via formulário, aos docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino, objetivando a identificação dos principais conteúdos da disciplina que, para estes, necessitavam de materiais pedagógicos. Como resultado desta etapa, a temática escolhida foi a citologia, estudo das células. No segundo momento os discentes participantes desta pesquisa puderam aplicar técnicas como o Brainstorming e a Matriz SWOT (também conhecida como FOFA), para buscar soluções e ideias criativas na construção deste jogo, sendo que, para isto, passaram por workshops específicos para a elaboração da metodologia deste jogo. E para finalizar, no terceiro momento deu-se a elaboração e construção do jogo didático para doação. Como resultado destas duas últimas etapas foi criado o jogo “RepassaBIO”, que teve como princípio norteador o jogo do passa ou repassa, utilizando perguntas relacionadas à temática escolhida. Ao final da pesquisa, o jogo didático “RepassaBIO” foi doado aos docentes de biologia/ciências de uma escola municipal e outra estadual no município de Itapipoca/CE. Conclui-se que o “RepassaBIO” serviu de instrumento facilitador no entendimento da temática citologia, produzindo efeitos significativos na aprendizagem para a comunidade escolar da rede pública de ensino no munícipio de Itapipoca/CE.