O GÊNERO ORAL PÚBLICO SEMINÁRIO NOS ANOS INICIAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89589 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2893 "inscrito_id" => 12453 "titulo" => "O GÊNERO ORAL PÚBLICO SEMINÁRIO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A exposição oral ou mais conhecida popularmente como seminário tem como objetivo a exposição de temas estudados pelos discentes e pode ser visto como um mediador no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produções de textos para contextos formais dentro e fora do âmbito escolar (GOULART, 2006). Contudo, percebe-se uma lacuna do ensino das características do gênero seminário nos anos iniciais, questão está já apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), ao mencionar que o gênero de exposição oral ocorre a partir do sexto ano, contudo o texto expositivo é um das maiores dificuldades apresentada pelos alunos, assim, é importante que as situações de exposições orais frequentem as práticas escolares e sejam ensinadas desde as séries iniciais, para que posteriormente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio sejam intensificadas. Neste viés, o objetivo veicula-se a apresentar reflexões quanto ao uso do gênero seminário nas aulas do Ensino Fundamental I. Por isto, vemos a necessidade de levantar reflexões sobre a importância do seu uso no currículo, respaldando-se em artigos acerca do gênero seminário de Silva e Santos (2020); Goulart (2006); Zani, Bueno e Dolz (2020), perpassando por Marcushi (1997, 1998) e Travaglia (2013) para elucidar questões voltadas a oralização no âmbito escolar, além disso, os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Após reflexões, constata-se que a utilização de práticas voltadas às características do gênero seminário é fundamental nos anos iniciais, em razão de que a partir desse gênero trabalhado o aluno se apropriará do lugar de protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, transmitindo um tema com domínio para seus colegas e professores, além disso, será desenvolvido o poder de escuta e inferências nos momentos devidos, preparando-os para o aprofundamento do gênero posteriormente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12453_TB2893_10082022103845.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CRISTINA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.0793147@discente" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89589 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2893 "inscrito_id" => 12453 "titulo" => "O GÊNERO ORAL PÚBLICO SEMINÁRIO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A exposição oral ou mais conhecida popularmente como seminário tem como objetivo a exposição de temas estudados pelos discentes e pode ser visto como um mediador no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produções de textos para contextos formais dentro e fora do âmbito escolar (GOULART, 2006). Contudo, percebe-se uma lacuna do ensino das características do gênero seminário nos anos iniciais, questão está já apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), ao mencionar que o gênero de exposição oral ocorre a partir do sexto ano, contudo o texto expositivo é um das maiores dificuldades apresentada pelos alunos, assim, é importante que as situações de exposições orais frequentem as práticas escolares e sejam ensinadas desde as séries iniciais, para que posteriormente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio sejam intensificadas. Neste viés, o objetivo veicula-se a apresentar reflexões quanto ao uso do gênero seminário nas aulas do Ensino Fundamental I. Por isto, vemos a necessidade de levantar reflexões sobre a importância do seu uso no currículo, respaldando-se em artigos acerca do gênero seminário de Silva e Santos (2020); Goulart (2006); Zani, Bueno e Dolz (2020), perpassando por Marcushi (1997, 1998) e Travaglia (2013) para elucidar questões voltadas a oralização no âmbito escolar, além disso, os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Após reflexões, constata-se que a utilização de práticas voltadas às características do gênero seminário é fundamental nos anos iniciais, em razão de que a partir desse gênero trabalhado o aluno se apropriará do lugar de protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, transmitindo um tema com domínio para seus colegas e professores, além disso, será desenvolvido o poder de escuta e inferências nos momentos devidos, preparando-os para o aprofundamento do gênero posteriormente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12453_TB2893_10082022103845.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CRISTINA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.0793147@discente" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }