Este é o resumo do projeto de pesquisa intitulado “O NAE em tempos de Pandemia: caminhos trilhados ”, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC durante o primeiro semestre do ano de 2022. Tem como principal objetivo conhecer as ações implementadas pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional/NAE para atender as demandas surgidas durante a Pandemia da Covid 19. Realizou-se uma pesquisa mista quantitativa e qualitativa tendo como princípios norteadores os Estudos Emancipatórios da Deficiência. Esta foi uma pesquisa de cunho documental tendo como instrumentos os relatórios de gestão e os dados sobre estudantes autodeclarados publicizados no site da UDESC. Esta investigação explicitou a característica orgânica impressa na estrutura do Núcleo foco da pesquisa que, acompanhando as mudanças e adequações do ensino na UDESC frente às demandas impostas pela pandemia, manteve o apoio aos estudantes Público Alvo da Educação Especial- PAEE (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação) e com Necessidades Educacionais Específicas-NEE, conforme definido pela Resolução 05/2018-CONSUNI que normatiza as ações e trâmites do NAE. Outro resultado evidenciado refere-se ao aumento na procura ao apoio do NAE pelos estudantes, alguns já autodeclarados, outros com especificidades recentemente surgidas, apontando para a visibilização de um grupo de estudantes que, apesar de fazer parte do contexto universitário, mantinha, até então, suas especificidades educacionais gerenciadas de forma pessoal, muito provavelmente, sobrecarregando o processo de aprendizagem, fato que comprova o caráter elitista e pouco acolhedor do Ensino Superior.