Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIREITOS E GARANTIAS: O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO (NAP) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA COM UMA ESTUDANTE SURDA DO CAMPUS X

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O sujeito surdo há muito tempo vem lutando arduamente para conquistar um passo após o outro seu lugar de direito em todos os âmbitos em que queira estar. Atualmente a Língua Brasileira de Sinais é parte do currículo de muitos cursos superiores desde a Lei 10.436/2002 garantida pelo Decreto 5626 de 2005, e é neste componente curricular que nós discentes somos apresentados a realidade do sujeito surdo, e ainda assim de maneira bem branda e rasa levando em consideração toda a história da construção da Educação de Surdos ao longo dos séculos. Apesar de sua importância, a Educação de Surdos não tem tantos estudos quanto sua relevância pede. Sendo assim, este trabalho, tem como objetivo mostrar as contribuições do NAP na formação de uma estudante surda no curso de Licenciatura em Matemática do campus X da UNEB. Para isso realizamos uma pesquisa de campo descritiva, fazendo uso de fontes bibliográficas e também de relatos presentes em trabalhos já publicados em eventos educacionais pelo próprio Núcleo. Desta forma podemos ver se existem grandes dificuldades para a formação da discente e quais as metodologias utilizadas pelo NAP no acompanhamento da formação da discente. Têm-se a esperança de que esta pesquisa venha trazer como resultado deixar ciente os próximos estudantes surdos ingressantes no ensino superior de seus direitos e assim garantindo a continuação de pesquisas na área da educação de surdos no ensino superior.

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