Este trabalho é uma reflexão sobre a importância de processos educativos formativos continuados sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) de forma crítica no processo de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conduzido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE). Refletimos sobre a necessidade da formação acerca da utilização das tecnologias no âmbito da gestão da informação, no contexto de universidade pública a partir dos procedimentos adotados pela PROGEPE na adequação da UFPE à LGPD. A referida investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos servidores da PROGEPE, além de uma pesquisa bibliográfica exploratória no campo educacional e da gestão da informação. Segundo Choo (2006), a informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz. Ribeiro (2021) explica que as tecnologias da informação e comunicação sempre estiveram envolvidas e influenciando mudanças nas práticas sociais e mesmo nos comportamentos sociais e comunicacionais das pessoas. Concluímos que para que a mobilização da PROGEPE no processo de implementação da LGPD na UFPE tenha resultados mais satisfatórios, se fazem necessários processos de formação crítica em TDIC’s para todos servidores que lidam com os dados pessoais e os dados sensíveis.