Esta pesquisa tem por finalidade aprofundar a atuação pedagógica nos ambientes hospitalares. Objetiva-se aqui apresentar aos pedagogos o espaço de classe hospitalar, visando contribuir para ampliar a percepção relacionada às atividades educativas, as quais não podem estar restritas ao espaço escolar formal e como o pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução das atividades neste ambiente. Através de pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema da ação do pedagogo no ambiente hospitalar que pode proporcionar ao aluno/paciente um aprendizado qualitativo e personalizado, mesmo estando afastado da escola regular, além de fazer a análise da atuação legítima desses profissionais nessa nova estrutura e suas práticas de cunho pedagógico e formativo Analisaremos que esta pedagogia busca modificar atuações junto ao paciente, as quais não podem ser confundidas com o atendimento à sua enfermidade, o que exige cuidado especial no desenvolvimento das atividades que buscam centrar no emergencial e/ou transitório para fazer interagir enfermos, família, escola e equipe hospitalar numa realidade transdisciplinar. Constatamos a importância da integração complementar entre os papéis da educação e da saúde para o atendimento individualizado e singular à criança e ao adolescente que adoece, de modo que esta deixe de ser um mero protocolo, para ocupar o lugar de direito, justificado por leis estaduais e federais, de um ser humano em pleno desenvolvimento que, justamente, por estar diante do enfrentamento de uma fase frágil, necessita de apoio profissional adequado para superar a doença e se sentir incluso no processo social , bem como humano espiritual.