O objetivo desse trabalho é discutir sobre a formação\capacitação de alguns professores de Educação Básica, atuando em escolas públicas e privadas de Juiz de Fora\MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados tratados nesse artigo fazem parte de uma pesquisar maior intitulada “O exercício da docência no contexto de pandemia: Covid-19 as vozes dos professores” e foram obtidos a partir de análises de 35 entrevistas e 110 questionários realizados com esses docentes. Constatamos que apesar dos professores terem formação inicial adequada e serem experientes na profissão, os educadores tiveram dificuldades com o ERE, devido a diversos fatores associados ao uso das tecnologias midiáticas, mesmo tendo uma boa qualificação profissional. Isso se relacionou à falta de formação\capacitação. Um número significativo de professores, responderam que não tiveram nenhuma capacitação ou orientação para começar a atuar remotamente e quando tiveram estavam, em sua maioria, associada a utilização de ferramentas, plataformas e/ ou equipamentos para ministrarem as aulas de forma remota. Percebe-se nas falas dos professores, que as mesmas foram feitos de forma aligeirada e de forma superficial. Ou seja, essas formações\capacitações não estavam focadas nas práticas pedagógicas e metodologias de ensino para se trabalhar remotamente. Em alguns casos, os profissionais apontaram que houve apenas uma reunião para explicar como seria o ensino ministrado nesse novo formato. Essas constatações nos fazem afirmar que a falta de formação adequadas alteram consideravelmente a atuação do profissional. Entre outras alterações, enfatizamos o aumento do trabalho docente.