Dentre os desafios impostos à docência no novo milênio, o ensino dialogado com as novas tecnologias foi e é um dos maiores obstáculos, seja pela resistência que alguns professores têm com as mesmas, ou pela dificuldade em trabalhá-las em sala. O objetivo desta investigação é discutir como as novas tecnologias, e sobretudo, as geotecnologias podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, seja para a prática na escola ou para construção de materiais didáticos produzidos pelas mesmas. Para isso, foi realizada uma oficina na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em uma turma de primeiro semestre do curso de Licenciatura em Geografia onde utilizamos o software livre e de disponibilização gratuita Qgis e o aplicativo UTM Geo Map com o intuito de apresentar como as geotecnologias poderiam subsidiar a prática docente no ensino de geografia. Para guiar esta pesquisa, utilizamos dos escritos de Câmara e Queiroz (2001) e Rosa (2005) para tratar dos assuntos referentes as Geotecnologias. No que concerne ao ensino de geografia, considerou-se as obras de Cavalcanti (1998 e 2012), Lacoste (1988), Souza (2018), Souza (2010) e Castellar (2011). Por fim, mostrou-se que as geotecnologias quando mediadas por boas práticas pedagógicas favorecem o processo de ensino-aprendizagem.