LUIZ, Vânia Gomes Rafael et al.. Educação, cibercultura e tecnologias. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89988>. Acesso em: 23/12/2024 09:42
A cibercultura tem se mostrado cada vez mais agregada em nosso meio, provocando mudanças nos hábitos, costumes e comportamentos, exigindo que também seja agregada no espaço educativo como forma de tornar as aprendizagens mais significativas. Entretanto, em pleno século XXI, observamos que o espaço educacional parece ir na contramão dos avanços tecnológicos, uma vez que apesar de haver certo aparato tecnológico nas escolas, os mesmos não são utilizados para fazer jus aos benefícios que a tecnologia possa trazer em relação à aprendizagem dos alunos. Contudo, vê-se por outro lado, um movimento por parte dos profissionais dos vários campos do saber na direção da busca por diferentes possibilidades de aprendizagem com o uso de tecnologias que podem ter consequências significativas a este respeito. Deste modo, a pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e foi realizada a partir do estado da arte na plataforma Scielo e teve por objetivo conhecer as produções científicas relacionadas aos temas de estudo das pesquisadoras que convergem para a problemática descrita. Nesse sentido, esse estudo revelou que, apesar dos professores utilizarem diversos recursos tecnológicos em seu dia a dia e que apesar de existirem outros tantos artefatos tecnológicos é que seu uso será difundido no meio educacional. O que está em voga com o uso da Tecnologias Digitais (TDs) é que ambas precisam necessariamente estar na base da formação do professor e esse deve ser o caminho para que possa haver implementação de ações pedagógicas voltadas ao ensino aprendizagem com o uso das mesmas.