NETO, Pedro Leonardo Dos Santos et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88938>. Acesso em: 23/12/2024 09:01
A disciplina de física há décadas enfrenta, principalmente no ensino básico, um desafio constante que é o desinteresse dos alunos em compreender de maneira crítica os conceitos básicos desta ciência, por associarem a física a cálculos complexos. Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a modalidade de aula passou de presencial para remota. Desta forma, a utilização de recursos tecnológicos passou a fazer parte do cotidiano tanto do professor quanto do aluno. Essa modalidade de ensino emergencial caracteriza-se como um processo de ensino em que o aluno por meio de uma mídia digital ou material virtual realiza suas atividades sozinho. No ensino convencional, a rejeição pela física já era evidente no ensino básico, no ensino remoto passou a ser ainda mais crítica e preocupante. Nesse sentido, para romper esse obstáculo, o ensino de física precisa ser significativo e um dos possíveis encaminhamentos para que isso se efetue é usar a história em quadrinhos de modo virtual aplicada ao Ensino de Física. O atual desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mediada por quadrinhos não é apenas um entretenimento lúdico, mas também se torna uma mídia educacional. Visto isso, o presente trabalho apresenta a construção de um Website como material pedagógico virtual baseado em história em quadrinhos, com o intuito de propor uma ferramenta midiática para o ensino de física.