RESUMO Este estudo tem em vista analisar a leitura de mundo por meio da arte e geografia como promotora de uma concretização do ensino, sabendo que esta ação pode ser vivenciada pelo aluno ainda nos anos iniciais. Sendo assim, objetiva compreender como a arte e geografia podem proporcionar ao aluno uma leitura de mundo com vistas tanto à sua inclusão no processo como também a fornecer-lhe condições para que a sua cidadania seja paulatinamente elaborada. Assim, a existência deste trabalho se dá na procura de entender como os componentes curriculares supracitados podem garantir uma real significação no processo de ensino e aprendizagem levando em consideração o ambiente onde vive o educando. Para isso, buscou-se observar por meio pesquisas bibliográficas, teorias de autores como Freire (1989), Vigotski (1999) e Gadotti (2007) entre outros que dedicaram seu tempo para tamanha finalidade. Com isso, proporcionar uma organização de ideias para professores e demais profissionais da educação, no sentido de repensar a prática de ensino de forma que o aluno se sinta inserido no ensinamento apresentado, como também direcioná-lo à criticidade diante das experiências cotidianas, cuidando que o trabalho docente é uma dinâmica complexa, porém, traduz-se numa maestria capaz de sensibilizar e transformar realidades de alunos em seus existenciais.