BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA ATIVIDADES NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90804 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4581 "inscrito_id" => 17596 "titulo" => "BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA ATIVIDADES NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM" "resumo" => "Nesse artigo, buscou-se verificar de que maneira a utilização do Arduino contribui no processo aprendizagem dos alunos que participam nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM (Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nas aulas oferecidas pelo projeto, é utilizado o Arduino como recurso educacional para o ensino introdutório de conceitos sobre Robótica, Indústria 4.0, internet das coisas e tecnologias digitais para estudantes do Ensino Médio das Escolas públicas na cidade de Manaus/AM. Além disso, o Arduino é uma ferramenta que auxilia na criação de atividades práticas que estimulam a participação direta do aluno, pois os estudantes de maneira colaborativa, tem a oportunidade de aprender, analisar e produzir soluções para desafios propostos durante as aulas ministradas sobre a utilização da plataforma e sua aplicabilidade, estimulando também o raciocínio lógico dos estudantes. Uma vez que, o Arduíno tem características que possibilitam essa experiência, sendo elas: seu baixo custo e facilidade de utilização, tanto na parte de software que envolve ensino básico de programação, quanto na parte de hardware possibilitando a criação de circuitos eletrônicos simples, porém, poderosos para aprendizagem de conceitos matemáticos e físicos que são ensinados em sala de aula nas instituições escolares, todavia, não são compreendidos de maneira clara e prática. Essa experiência que é oferecida pelo projeto Academia STEM, é absorvida e avaliada positivamente pelos alunos participantes. Dado que, os principais resultados encontrados demonstram que: As aulas despertaram nos alunos interesse pela área; Percepção de inúmeras atividades que a plataforma pode desenvolver e ajudar em seu cotidiano; os alunos foram capazes de mesclar conhecimentos aprendidos sobre o Arduino nos laboratórios móveis com os conceitos teóricos ensinados na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17596_TB4581_29112022235911.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALBERTO DA CRUZ PINTO" "autor_nome_curto" => "ADALBERTO PINTO" "autor_email" => "adcp.eai20@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90804 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4581 "inscrito_id" => 17596 "titulo" => "BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA ATIVIDADES NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM" "resumo" => "Nesse artigo, buscou-se verificar de que maneira a utilização do Arduino contribui no processo aprendizagem dos alunos que participam nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM (Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nas aulas oferecidas pelo projeto, é utilizado o Arduino como recurso educacional para o ensino introdutório de conceitos sobre Robótica, Indústria 4.0, internet das coisas e tecnologias digitais para estudantes do Ensino Médio das Escolas públicas na cidade de Manaus/AM. Além disso, o Arduino é uma ferramenta que auxilia na criação de atividades práticas que estimulam a participação direta do aluno, pois os estudantes de maneira colaborativa, tem a oportunidade de aprender, analisar e produzir soluções para desafios propostos durante as aulas ministradas sobre a utilização da plataforma e sua aplicabilidade, estimulando também o raciocínio lógico dos estudantes. Uma vez que, o Arduíno tem características que possibilitam essa experiência, sendo elas: seu baixo custo e facilidade de utilização, tanto na parte de software que envolve ensino básico de programação, quanto na parte de hardware possibilitando a criação de circuitos eletrônicos simples, porém, poderosos para aprendizagem de conceitos matemáticos e físicos que são ensinados em sala de aula nas instituições escolares, todavia, não são compreendidos de maneira clara e prática. Essa experiência que é oferecida pelo projeto Academia STEM, é absorvida e avaliada positivamente pelos alunos participantes. Dado que, os principais resultados encontrados demonstram que: As aulas despertaram nos alunos interesse pela área; Percepção de inúmeras atividades que a plataforma pode desenvolver e ajudar em seu cotidiano; os alunos foram capazes de mesclar conhecimentos aprendidos sobre o Arduino nos laboratórios móveis com os conceitos teóricos ensinados na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17596_TB4581_29112022235911.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALBERTO DA CRUZ PINTO" "autor_nome_curto" => "ADALBERTO PINTO" "autor_email" => "adcp.eai20@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }