GESTÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE SUPERAÇÃO NAS ESCOLAS DO DISTRITO DE ARANAÚ, ACARAÚ-CE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90544 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4217 "inscrito_id" => 17023 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE SUPERAÇÃO NAS ESCOLAS DO DISTRITO DE ARANAÚ, ACARAÚ-CE" "resumo" => "A sociedade atual foi impelida a uma série de transformações e adaptações nos últimos dois anos, em decorrência do isolamento social necessário para contenção do novo Coronavírus. A escola, por estar contida nesse cenário, também teve que se adaptar, provendo meios para a garantir o acesso à educação, através de aulas remotas em detrimento das aulas presenciais. O presente trabalho foi realizado a partir da investigação dos impactos causados pela pandemia na educação básica no Distrito de Aranaú, localizado na cidade de Acaraú-CE. Para a realização deste estudo, foi realizada, inicialmente, uma enquete com os gestores das escolas do distrito, através da qual, diretores e coordenadores foram questionados sobre os principais desafios enfrentados por suas escolas, após o período de aulas remotas. Dentre as problemáticas apontadas pelos entrevistados, destacam-se: o baixo índice de proficiência dos alunos, o aumento na infrequência e abandono escolar e a vulnerabilidade socioemocional de vários estudantes. Diante desse diagnóstico, as escolas foram visitadas, com o intuito de se conhecer as principais ações estratégicas adotadas para atenuação ou superação desses problemas. A busca ativa escolar, realizada por professores e alunos, e aulas que objetivam a recomposição das aprendizagens foram as mais evidenciadas nas unidades de ensino visitadas. Através do estudo realizado, foi possível identificar ações pedagógicas que precisam ser fortificadas e rumos que a gestão escolar precisa tomar para abrandar os prejuízos ocasionados pelo período de isolamento social, imposto pela pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17023_TB4217_08092022010948.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIGLEISON JANDO SOUSA PONTES" "autor_nome_curto" => "FRANCIGLEISON" "autor_email" => "francigleisonpontes@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90544 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4217 "inscrito_id" => 17023 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE SUPERAÇÃO NAS ESCOLAS DO DISTRITO DE ARANAÚ, ACARAÚ-CE" "resumo" => "A sociedade atual foi impelida a uma série de transformações e adaptações nos últimos dois anos, em decorrência do isolamento social necessário para contenção do novo Coronavírus. A escola, por estar contida nesse cenário, também teve que se adaptar, provendo meios para a garantir o acesso à educação, através de aulas remotas em detrimento das aulas presenciais. O presente trabalho foi realizado a partir da investigação dos impactos causados pela pandemia na educação básica no Distrito de Aranaú, localizado na cidade de Acaraú-CE. Para a realização deste estudo, foi realizada, inicialmente, uma enquete com os gestores das escolas do distrito, através da qual, diretores e coordenadores foram questionados sobre os principais desafios enfrentados por suas escolas, após o período de aulas remotas. Dentre as problemáticas apontadas pelos entrevistados, destacam-se: o baixo índice de proficiência dos alunos, o aumento na infrequência e abandono escolar e a vulnerabilidade socioemocional de vários estudantes. Diante desse diagnóstico, as escolas foram visitadas, com o intuito de se conhecer as principais ações estratégicas adotadas para atenuação ou superação desses problemas. A busca ativa escolar, realizada por professores e alunos, e aulas que objetivam a recomposição das aprendizagens foram as mais evidenciadas nas unidades de ensino visitadas. Através do estudo realizado, foi possível identificar ações pedagógicas que precisam ser fortificadas e rumos que a gestão escolar precisa tomar para abrandar os prejuízos ocasionados pelo período de isolamento social, imposto pela pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17023_TB4217_08092022010948.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIGLEISON JANDO SOUSA PONTES" "autor_nome_curto" => "FRANCIGLEISON" "autor_email" => "francigleisonpontes@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }