Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E CÉREBRO: MODIFICAÇÕES NEURAIS AS MODIFICAÇÕES NEURAIS PROVOCADAS PELA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88566
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 12675
    "titulo" => "LEITURA E CÉREBRO: MODIFICAÇÕES NEURAIS AS MODIFICAÇÕES NEURAIS PROVOCADAS PELA LEITURA"
    "resumo" => "A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral ou escrito. O presente artigo tem por objetivo retratar a importância da leitura, instigar nos alunos o gosto pela mesma e verificar as contribuições da neurociência para as reflexões em torno do desenvolvimento da leitura e da escrita. Para a implementação deste trabalho fez-se necessária uma revisão teórica sobre as concepções de leitura, estudos sobre o assunto, e assim levantaram-se práticas pedagógicas para o desenvolvimento do referido projeto. Na busca pelo hábito de ler torna-se necessário a utilização de materiais e métodos diversos e apropriados para cada faixa etária. Essas práticas aplicam-se em um grupo de alunos e os resultados são avaliados paralelamente. Estes evidenciam a importância do incentivo à leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental, uma vez que a leitura é um processo que transforma a vida do ser humano. Pois ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, para além do decodificar sílabas ou palavras de um texto, é interpretar, compreender e interagir no cotidiano. Pode-se concluir a significativa evolução na ampliação do vocabulário por parte dos alunos e a ampliação dos seus conhecimentos, garantindo avanços no processo de ensino aprendizagem. Com as atividades desenvolvidas buscamos estimular nos alunos um processo de leitura permanente para que estejam continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12675_TB1254_19072022193824.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZADORA ALVES DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "IZADORA"
    "autor_email" => "izadoradutra6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88566
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 12675
    "titulo" => "LEITURA E CÉREBRO: MODIFICAÇÕES NEURAIS AS MODIFICAÇÕES NEURAIS PROVOCADAS PELA LEITURA"
    "resumo" => "A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral ou escrito. O presente artigo tem por objetivo retratar a importância da leitura, instigar nos alunos o gosto pela mesma e verificar as contribuições da neurociência para as reflexões em torno do desenvolvimento da leitura e da escrita. Para a implementação deste trabalho fez-se necessária uma revisão teórica sobre as concepções de leitura, estudos sobre o assunto, e assim levantaram-se práticas pedagógicas para o desenvolvimento do referido projeto. Na busca pelo hábito de ler torna-se necessário a utilização de materiais e métodos diversos e apropriados para cada faixa etária. Essas práticas aplicam-se em um grupo de alunos e os resultados são avaliados paralelamente. Estes evidenciam a importância do incentivo à leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental, uma vez que a leitura é um processo que transforma a vida do ser humano. Pois ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, para além do decodificar sílabas ou palavras de um texto, é interpretar, compreender e interagir no cotidiano. Pode-se concluir a significativa evolução na ampliação do vocabulário por parte dos alunos e a ampliação dos seus conhecimentos, garantindo avanços no processo de ensino aprendizagem. Com as atividades desenvolvidas buscamos estimular nos alunos um processo de leitura permanente para que estejam continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12675_TB1254_19072022193824.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZADORA ALVES DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "IZADORA"
    "autor_email" => "izadoradutra6@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral ou escrito. O presente artigo tem por objetivo retratar a importância da leitura, instigar nos alunos o gosto pela mesma e verificar as contribuições da neurociência para as reflexões em torno do desenvolvimento da leitura e da escrita. Para a implementação deste trabalho fez-se necessária uma revisão teórica sobre as concepções de leitura, estudos sobre o assunto, e assim levantaram-se práticas pedagógicas para o desenvolvimento do referido projeto. Na busca pelo hábito de ler torna-se necessário a utilização de materiais e métodos diversos e apropriados para cada faixa etária. Essas práticas aplicam-se em um grupo de alunos e os resultados são avaliados paralelamente. Estes evidenciam a importância do incentivo à leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental, uma vez que a leitura é um processo que transforma a vida do ser humano. Pois ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, para além do decodificar sílabas ou palavras de um texto, é interpretar, compreender e interagir no cotidiano. Pode-se concluir a significativa evolução na ampliação do vocabulário por parte dos alunos e a ampliação dos seus conhecimentos, garantindo avanços no processo de ensino aprendizagem. Com as atividades desenvolvidas buscamos estimular nos alunos um processo de leitura permanente para que estejam continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.