PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CAMPUS NATAL ZONA-LESTE/IFRN PELO OLHAR DOS LICENCIANDOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88197 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 8494 "titulo" => "PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CAMPUS NATAL ZONA-LESTE/IFRN PELO OLHAR DOS LICENCIANDOS" "resumo" => "Os tempos atuais configuram novos processos humanos, culturais e sociais que tem demandado para diversos setores da sociedade, a exemplo da educação, mudanças de paradigmas, reinvenção do espaço escolar enquanto instituição cidadã, reinvenção dos professores e do perfil didático-pedagógico para o ensinar. O presente trabalho volta-se à formação desse profissional de grande importância para a educação em todos os âmbitos e modalidades de ensino. Objetivamos, particularmente, compreender como discentes do curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados que integram a primeira turma do campus Natal Zona-Leste IFRN percebem o curso na perspectiva do aprendizado da profissão docente. Qual o olhar do licenciando em relação aos conhecimentos apreendidos, os marcos da formação e possibilidades para atuar na educação profissional? Esta foi nossa questão norteadora. A escolha pela temática surgiu a partir da inquietação em entender o contexto do surgimento do curso de Formação Pedagógica no Brasil, quais suas principais motivações para institucionalizar tal graduação para profissionais já em exercício no campo da Educação Profissional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo-exploratório, com utilização de pesquisa bibliográfica, documental e construção de dados com uma amostra de trinta licenciados do curso. Enquanto resultados alcançados, a pesquisa mostrou visões de alunos graduandos, que buscam no curso de Formação Pedagógica, ressignificar seus horizontes pedagógicos e construir seu perfil didático nos espaços escolares a partir dos conhecimentos e aprendizados apropriados sobre a profissão docente na educação profissional e tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8494_TB332_14072022205655.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO VIANA" "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88197 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 8494 "titulo" => "PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CAMPUS NATAL ZONA-LESTE/IFRN PELO OLHAR DOS LICENCIANDOS" "resumo" => "Os tempos atuais configuram novos processos humanos, culturais e sociais que tem demandado para diversos setores da sociedade, a exemplo da educação, mudanças de paradigmas, reinvenção do espaço escolar enquanto instituição cidadã, reinvenção dos professores e do perfil didático-pedagógico para o ensinar. O presente trabalho volta-se à formação desse profissional de grande importância para a educação em todos os âmbitos e modalidades de ensino. Objetivamos, particularmente, compreender como discentes do curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados que integram a primeira turma do campus Natal Zona-Leste IFRN percebem o curso na perspectiva do aprendizado da profissão docente. Qual o olhar do licenciando em relação aos conhecimentos apreendidos, os marcos da formação e possibilidades para atuar na educação profissional? Esta foi nossa questão norteadora. A escolha pela temática surgiu a partir da inquietação em entender o contexto do surgimento do curso de Formação Pedagógica no Brasil, quais suas principais motivações para institucionalizar tal graduação para profissionais já em exercício no campo da Educação Profissional. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo-exploratório, com utilização de pesquisa bibliográfica, documental e construção de dados com uma amostra de trinta licenciados do curso. Enquanto resultados alcançados, a pesquisa mostrou visões de alunos graduandos, que buscam no curso de Formação Pedagógica, ressignificar seus horizontes pedagógicos e construir seu perfil didático nos espaços escolares a partir dos conhecimentos e aprendizados apropriados sobre a profissão docente na educação profissional e tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8494_TB332_14072022205655.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO VIANA" "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }